Salvador tem plataforma digital para leitura e publicação de obras literárias

05 de dez de 2018 - Publicidade

Dar asas à imaginação de jovens através da leitura se tornou mais fácil com a Plataforma Caminhos Digitais da Leitura, lançada na segunda-feira (3) pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio da Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura, e em parceria com a Casa Salvador (Casa do YouTube) e com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). O evento contou com a presença do presidente da FGM, Fernando Guerreiro; do titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco; do presidente da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), Alberto Braga; da subsecretária de Educação (Smed), Rafaela Pondé; do sócio da Califórnia Media House, Felipe Rartz, e de uma turma de estudantes da Escola Municipal Visconde de Cairu.

A titular da Gerência de Bibliotecas, Jane Palma, apresentou o projeto que tem o intuito de facilitar o acesso de jovens à leitura com uso de tecnologias. Além disso, visa estimular que os soteropolitanos desenvolvam interesse pela arte da escrita e se arrisquem a publicar, através do site caminhosdigitaisdaleitura.salvador.ba.gov.br, os próprios conteúdos dentro dos gêneros romance, conto, crônica, cordel ou poesia.

O site é composto por um acervo digital, com títulos disponíveis para leitura em tablet, celular e computadores. A ferramenta também abre um espaço para quem tem o sonho de publicar as próprias obras, num ambiente virtual dentro dos gêneros romance, conto, crônica, cordel ou poesia. A ideia é incentivar o hábito da leitura e estimular a produção literária.

A publicação só acontece após validação feita pelo moderador técnico da plataforma. Sendo assim, o interessado deve ler atentamente o Termo de Compromisso, bem como as instruções, para ter o livro disponibilizado ao público na biblioteca digital da FGM.

A subsecretária de Educação (Smed), Rafaela Pondé, enfatizou a importância do projeto como elemento fundamental para despertar cada vez mais o interesse pela leitura nos estudantes “É muito importante a gente entender que nos dias atuais a linguagem do adolescente é diferente e não podemos obriga-lo a ler um livro físico, quando ele não tem o hábito e já está acostumado com celular, tablet e computador. Precisamos nos adaptar e os professores tem um papel fundamental nisso, pois precisamos estar alinhados para que os nossos alunos não percam o interesse na leitura. Nosso dever é estimular essa leitura e a tecnologia pode ser nossa aliada”, considera. A ideia é que o projeto seja apresentado e estimulado junto aos estudantes da Rede Municipal de Educação.

Para Fernando Guerreiro, uma das características mais importantes da plataforma é o sentido agregador, no qual autores e leitores estarão mais próximos podendo ler e trocar experiências sobre as obras publicadas com maior dinamismo e proximidade. “Você não terá uma publicação estanque. Nessa plataforma, o usuário vai dialogar diretamente com o autor. O que a internet traz de mais interessante? Primeiro a democratização absoluta, dando mais espaço para dialogar com pessoas e escritores do mundo inteiro e, segundo, a velocidade na publicação e nas respostas.”

Programa – O Caminhos da Leitura é um programa de arte-educação da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, por meio da Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura, que visa incentivar o hábito e o prazer da leitura. São promovidos circulação de livros, exposições, contação de histórias, encontros com escritores, oficinas de produção de bonecos e apresentação de Contos Cantados em escolas, bibliotecas e praças da cidade. Apenas este ano, o projeto distribuiu 22 mil livros.