Salvador terá mais 163 escolas em tempo integral

05 de nov de 2009 - dev

A rede municipal de educação acaba de dar mais um grande salto rumo à excelência do ensino. Tendo êxito reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) na condução do programa Mais Educação, que atualmente atende 17 escolas municipais – com ampliação para 48 ainda este mês – a rede contará com um aumento de mais 200% em 2010, quando 211 escolas serão beneficiadas pelo programa. O anúncio foi feito hoje (05.11) pela manhã, pela diretora de educação integral do MEC, Jaqueline Moll, durante o Seminário Regional Mais Educação Bahia e Sergipe, no Fiesta Convencion Center.

O evento, que segue sua programação também amanhã, reuniu mais 300 educadores dos dois estados para discutir os rumos do programa, que é uma estratégia para implementação da educação integral no país, articulando escola, família e comunidade a favor da educação, da proteção e do acolhimento dos jovens em direção ao sucesso na aprendizagem. O Mais Educação possibilita que as escolas promovam a ampliação de tempos e espaços educativos através de atividades no campo das Artes, Cultura, do Esporte, do Lazer, dos Direitos Humanos, da Inclusão Digital, entre outros, articuladas com os projetos político-pedagógicos.

O secretário municipal da Educação, Carlos Ribeiro Soares, falou sobre a importância da ampliação do programa na rede. “Não poderia receber notícia mais gratificante do que essa. Sabemos que a escola de tempo integral é uma importante ferramenta contra a evasão escolar, melhora o aprendizado e aproxima a comunidade da escola, além de revelar grandes talentos. Ter o nosso trabalho reconhecido e o programa ampliado na rede é um grande avanço”, comemorou.

“Cada criança que a gente perde para o tráfico ou para a rua é um pedaço de cada um de nós que morre. Esse seminário é um momento de escuta para o MEC, que quer saber como o programa está evoluindo em cada região. Temos o grande desafio de construir um sistema nacional de educação integral e tenho certeza que estamos no caminho certo”, reforçou a representante do MEC, acrescentando que o programa, implantado no final de 2008, já rende grandes e bons frutos e que o orçamento para 2010 é da ordem de R$ 500 milhões.

A programação do evento foi aberta com apresentação de grupos de escolas municipais e estaduais beneficiadas pelo programa e também contou com a presença do superintende de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria Estadual da Educação, Nildon Pitombo, além de secretários municipais da Educação de várias cidades da Bahia e Sergipe.