Salvador terá nova edição de projeto de intercâmbio para escolas da rede municipal

03 de mar de 2023 - Jornalismo

A capital baiana vai participar da 7ª edição do projeto “Era uma vez … Brasil”, que foi lançado na quinta-feira (2), no Centro Cultural da Câmara Municipal, na Praça Thomé de Sousa. Presentes no evento, a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, e o titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Thiago Dantas, deram início à formação dos professores de História, falando um pouco sobre a importância do projeto e da transformação que ele proporciona aos professores e, principalmente, aos alunos.

“Esse é um projeto superinteressante e a intenção é pensar em formas de ampliá-lo, porque ele une duas coisas que são fundamentais para o desenvolvimento das crianças, que são o desafio e a premiação. Os meus votos são de que seja um projeto super exitoso e que tenha a acolhida que teve nas edições anteriores”, declarou Dantas.

A vice-prefeita ressaltou que o “Era uma vez… Brasil” está estruturado em pilares importantes para a formação dos participantes, proporcionando para os alunos a oportunidade da vivência. “O que mais me encanta é ter uma lógica de rede que começa pela formação dos professores, passa pelo desenvolvimento dos alunos até o projeto e passando por uma etapa importante que é a vivência. A memória afetiva é muito importante para a aprendizagem”, destacou Ana Paula.

Este ano o “Era uma vez… Brasil” vai abordar o tema da Independência do Brasil, tendo como foco as questões regionais desenroladas nesse acontecimento histórico. A primeira etapa já começou com início da formação dos professores de História das escolas convidadas. Na ocasião, os mediadores Elie Fiogbè, Abiola Akande Yayi e Senakpon Fabrice Fidéle Kpoholo da República do Benin, falaram um pouco sobre independências e autodeterminação na África do Oeste.

“Eu acho que é um projeto muito importante e hoje especialmente por trazer a questão da história afrocentrada para nós, um ponto muito importante para a nossa realidade de Salvador e para o público com o qual a gente trabalha. Então que essa ação tenha vida longa”, opinou o professor de História Filipe Lorenzo.

Para a coordenadora da Gerência Regional de Educação (GRE) Liberdade/Cidade Baixa, Gessicla Damasceno, o projeto amplia a visão dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, tornando-os protagonistas e sujeitos mais críticos e reflexivos. “Eles passam por várias etapas e têm autonomia. Muitas vezes o projeto oportuniza uma primeira experiência fora do seio familiar, se deslocando para outro município e o encontro com alunos de outras escolas. A partir daí eles desenvolvem os projetos, com o apoio de professores de História, Língua Portuguesa e Artes. Eles voltam do projeto completamente diferente, por isso eu considero uma proposta maravilhosa”, afirmou.

Estrutura – O “Era uma vez… Brasil” é um projeto de arte-educação que estimula o apreço e valorização da cultura nacional junto a estudantes e educadores pertencentes à rede pública de ensino, por meio do contato com diferentes linguagens artísticas e culturais. O público-alvo são os estudantes das redes públicas de ensino matriculados nos 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, bem como seus professores de História.

A ação foi pensada para promover experiências educativas, artísticas e culturais que oportunizem aos participantes aprofundar a aprendizagem acerca da história brasileira através da articulação entre o conhecimento científico (teórico) e o conhecimento empírico (promovido pela experiência). Ao todo, 11 municípios estão participando dessa edição: Salvador, Mata de São João e Jacobina (Bahia); Recife e Belo Jardim (Pernambuco); Santa Quitéria e Itatira (Ceará); Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana (São Paulo).

A iniciativa está estruturada em quatro etapas. A primeira delas destina-se à formação dos professores de história das escolas convidadas. Nas etapas seguintes, os alunos selecionados vão para um Campus onde vivenciam múltiplas experiências socioculturais, além de uma imersão educativa na qual são apresentadas diferentes modalidades de linguagens artísticas . Os estudantes com a melhor avaliação durante as etapas anteriores do projeto serão selecionados para participar de um intercâmbio em Portugal, onde terão a oportunidade de conhecer as interseções e caminhos que aproximam as histórias do Brasil e de Portugal.

O projeto é realizado pela Origem Produções, conta com o patrocínio do Grupo Moura, Rodonaves Transportes, Lwart Soluções Ambientais, Yamana Gold, Pedra Agroindustrial, Hiperideal e Galvani Fertilizantes e com o apoio das Prefeituras Municipais das cidades participantes.

Edição anterior – Na última edição, no ano passado, 24 estudantes e três professores da rede pública de Salvador, Mata de São João e Jacobina fizeram o intercâmbio em Lisboa durante dez dias para conhecer parte da história e os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. Em Salvador, sete escolas da rede foram representadas: Professora Maria José de Paula Moreira (Ribeira), Jardim Santo Inácio, Amélia Rodrigues (Tororó), Alexandre Leal Costa (Nazaré), Pirajá da Silva (Liberdade), Clériston Andrade (São Marcos) e São Domingos Sávio (Ondina).

Secom / Smed

Foto: Enaldo Pinto