Samu nas Escolas intensifica atividades na capital

23 de out de 2012 - dev

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) promove entre os dias 23 e 30 de outubro, palestras para alunos de quatro escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa, que faz parte do projeto “Samu nas Escolas”, visa orientar crianças entre 8 e 14 anos, sobre suporte básico de vida, noções de primeiros socorros em casos de queimaduras, choque elétrico, desmaios, entre outros. Na ocasião, os estudantes serão alertados ainda sobre os malefícios que ligações indevidas causam para o Serviço de Urgência, os conhecidos trotes.
Samu nas Escolas

Implantado em 2008 e idealizado pelo coordenador-geral do Samu em Salvador, Ivan Paiva, o projeto pioneiro no Brasil é inspirado num serviço realizado na Dinamarca. Além de ensinar como prestar os primeiros socorros a uma vítima de parada cardíaca, a iniciativa prevê também a redução do número de trotes recebidos diariamente na Central do Samu por crianças e pré-adolescentes.

A equipe trabalha com a conscientização dos alunos, destacando a importância do Serviço para a sociedade e os riscos que os trotes oferecem como a saída de ambulâncias para chamadas falsas enquanto outros pacientes em estado grave realmente estão necessitando do atendimento de urgência. Dentre os assuntos abordados durante o treinamento, os alunos aprendem na prática manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Cada participante recebe um boneco e são instruídos como proceder ao encontrar uma pessoa desmaiada. Uma pessoa inconsciente a partir do quarto minuto inicia uma lesão cerebral, sem tratamento em 10 minutos vem a falecer. Por isso é importante que o maior número de pessoas saiba fazer o RCP corretamente.

Trote é crime – O autor do trote pode ser responsabilizado penalmente por descumprir o artigo 266 do Código Penal Brasileiro, que classifica essa ação como crime e prevê reclusão de até três anos. A legislação ainda prevê a cobrança dos gastos com a chamada, equipamentos utilizados, deslocamento da equipe (combustível) e profissionais mobilizados, através da fatura da conta do telefone utilizado na ligação.

Veja a programação
23/10 – Escola Municipal de Periperi