São Cristóvão ganha Cmei completamente reconstruído pela Prefeitura

30 de abr de 2021 - Jornalismo

A comunidade escolar de São Cristóvão já passa a contar, a partir de segunda-feira (2), com as novas instalações do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Raul Queiroz, localizado na Rua do Poço Verde, s/n. Na ocasião, também foi feita a entrega simbólica dos kits escolares do ano letivo 2021, do projeto “Volta às Aulas Nota 10”. A cerimônia simbólica de inauguração foi realizada nesta sexta-feira (30), com as presenças do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita e secretária de Governo, Ana Paula Matos; e do secretário municipal da Educação, Marcelo Oliveira.

O antigo imóvel, que apresentava problemas hidráulicos, elétricos e de estrutura, foi demolido e totalmente reconstruído, com investimentos da ordem de R$4,7 milhões. Atualmente o Cmei Raul Queiroz tem 124 alunos matriculados. Com a reconstrução, a capacidade será de 250 estudantes.

“A escola antiga não atendia mais os padrões da exigência de qualidade que estamos imprimindo na Educação do município. As crianças sofriam com calor, com as infiltrações em época de chuva, com o risco de desabamento e sem qualquer infraestrutura. Agora, passam a ter uma unidade linda, que não deixa a desejar a nenhuma da rede privada de Salvador e que vai mudar o presente e o futuro desta garotada”, declarou o prefeito.

São mais de 1,8 mil m² de área construída que engloba dez salas climatizadas, quadra poliesportiva, acessibilidade com elevador, estacionamento, quadra, refeitório, lavanderia, quatro sanitários de funcionários, depósito de merenda, depósito de utensílios, triagem, cozinha, depósito de material de limpeza, recepção, secretaria, diretoria, coordenação, sala de professores, dois almoxarifados, depósito de material didático, cinco sanitários infantis e quatro sanitários PNE.

O prefeito lembrou, ainda, que esta é a segunda escola municipal entregue pela Prefeitura em 2021 e outras nove devem ser entregues até o fim deste ano. Desde 2013, já foram reformadas 60% das unidades da rede municipal de ensino e todas hoje possuem protocolos sanitários para retomada segura das atividades semipresenciais neste período de pandemia.

“Essa é mais uma entrega que traz grande orgulho para Salvador. Mais um Cmei novo, que recebeu um investimento de quase R$ 5 milhões. É uma oportunidade para as mães e responsáveis saberem que essas crianças tão pequenas estão seguras, guardadas e aprendendo em uma estrutura como essa. Estou muito orgulhoso em poder fazer parte desse trabalho que traz ainda mais qualidade à educação da nossa capital”. afirmou o secretário municipal da Educação, Marcelo Oliveira.

Kits escolares – Já o projeto ‘’Volta às Aulas Nota 10’’ prevê a entrega de kits escolares do ano letivo 2021, para todos os segmentos atendidos pela Rede Municipal. A Secretaria Municipal da Educação (Smed) já distribuiu 80% dos materiais. No total, mais de 140 mil alunos serão beneficiados com os kits compostos por itens como fardamento, materiais escolares, livros, material que oferta conteúdo de educação empreendedora nas escolas em parceria com o Sebrae.

Além do material escolar, serão distribuídos itens de higiene bucal para alunos da Educação Infantil, uma iniciativa da Colgate com o Unicef que doou 33 mil kits de higiene para crianças de até 6 anos. A ideia é orientar o público infantil sobre a importância da higiene pessoal e oral que contribui para a prevenção da Covid-19. Neste kit consta: escova de dente, creme dental, sabonete e um folheto informativo sobre os cuidados necessários para evitar a disseminação do vírus.

Expectativa – Presente no Cmei Raul Queiroz, o comerciante José Egberto, 56 anos, morador há 30 deles em São Cristóvão, era só felicidade ao visitar as instalações onde vai estudar a filha de 4 anos. “A estrutura era bem precária, fraca. Hoje a gente vê uma construção de primeiro mundo, muito boa, perfeita, bem organizada. Agora, só cabe a nós, da comunidade, preservar”, relatou.

A gestora Maria Indaiá Regis falou da felicidade que a nova estrutura representa para toda a comunidade. “É um presente e uma conquista, estamos muito felizes. No passado, nesse mesmo espaço, já tiramos crianças no meio da chuva. Então, hoje é um dia de muita alegria”, contou, emocionada.

Fotos: Valter Pontes/Secom