Secretaria e Instituto da Fala preparam professores

03 de dez de 2008 - dev

Clima descontraído, pés descalços e muita música marcaram o encontro final do Curso Nova Semente, promovido pela Secretaria Municipal da Educação e cultura (SMEC), para professores da rede de ensino de Salvador. O evento aconteceu no dia 2 de dezembro (terça-feira), no Instituto da Fala (Boca do Rio).

O encontro teve como objetivo oferecer aos professores oficinas para que possam aprender a administrar emoções, valorizar o seu papel e desenvolver habilidades e recursos para enfrentar os desafios em sala de aula.

O curso proprôs aos educadores participantes uma vivência daquilo que desejam provocar em seus educandos a partir de atividades desenvolvidas no Instituto da Fala.

Segundo a educadora Lia Mara, há quatro anos este projeto vem se arrastando. “Os professores precisam cuidar de si próprio para poder então cuidar dos alunos. Através da arte, da música, do teatro e dos movimentos os educadores podem transmitir energia para o aluno”, afirmou.

No encontro foram relatadas, pelas professoras, as realidades que elas vivenciam, quando puderam expressar suas dificuldades e discutir soluções. Segundo o secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares, este é um novo momento na educação pública da cidade. “Precisamos fazer com que os professores se conheçam, descubram todo seu potencial para que possam trabalhar também a auto-estima do nosso alunado”, explica.