Secretário apresenta propostas de melhoria para a educação

09 de jul de 2007 - dev

Luiza Torres

Debater e propor medidas concretas para melhoria da educação municipal de Salvador, conclamando os atores educacionais que fazem a educação para uma ação efetiva de garantia da qualidade educacional da rede municipal de ensino. Este foi o principal objetivo do I Seminário sobre Avaliação e Qualidade da Educação Municipal de Salvador, que discutiu no dia 05 de julho, várias temáticas relacionadas ao desempenho dos estudantes e do professor.

Perseguindo melhores resultados, o secretário municipal da Educação e Cultura, Ney Campello, apresentou as diretrizes estratégicas, metas de planejamento estratégico e propostas de melhoria na educação de Salvador para o biênio2007/2008.

As diretrizes estratégicas estão relacionadas à equidade e qualidade do processo de ensino e de aprendizagem; a democratização do acesso mediante a qualificação, reordenação e expansão da rede física municipal; valorização da cultura e do saber popular no processo de ensino-aprendizagem; democratização e modernização da gestão, garantindo o caráter participativo e descentralizado; valorização e formação continuada dos profissionais. Segundo o secretário, estas ações integradas às propostas de melhoria devem contribuir para o melhor desempenho dos alunos. Assim, para que este objetivo seja alcançado, a SMEC implementa este ano uma política de avaliação da rede, tanto para os estudantes, quanto para professores e gestores. Haverá também um monitoramento do ensino fundamental de nove anos, corrigindo os desvios.

Mas não é apenas os docentes e alunos que serão avaliados, os programas desenvolvidos nas escolas também passarão por uma analise, a fim de verificar a sua eficácia no aprendizado dos estudantes. Outro objetivo para o biênio é a incorporação de atendimento às creches municipalizadas e ampliação das turmas de pré-escolas. “Para que o estudante tenha um bom desempenho no Ensino Fundamental é preciso que ele tenha uma boa formação desde a Educação Infantil. Por isso, a rede municipal investirá ainda mais nas creches, nas pré-escolas”.

São através destas propostas que a secretaria, os professores e gestores das unidades de ensino pretendem reduzir a reprovação e evasão escolar; ampliar o atendimento das crianças de 0 a 5 anos na Educação Infantil; reduzir o índice de analfabetismo; elevar o desempenho acadêmico; requalificar a rede física escolar; implementar Programas de Atividades Artístico-culturais; implantação de Programas para Garantia da Democratização e Modernização da Gestão e de programas de valorização e formação para 100% dos profissionais em educação.

“Os resultados já estão aparecendo e temos como exemplo a redução da evasão e da reprovação escolar, porém ainda não estamos satisfeitos”, afirmou Campelo, acrescentando que a atual administração quer oferecer muito mais qualidade na educação dos alunos e “assim vê-los com um desempenho excelente nas próximas avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”.