Cerca de 1.600 pessoas participaram do I Fórum Educação em Primeiro Lugar, que aconteceu entre os dias 26 e 28 de junho, em Salvador. Promovido pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), o fórum teve como proposta repensar o sistema educacional adotado hoje no país, assim como o papel do educador, da escola e dos meios e do modo de educar.
Durante o encerramento, o secretário João Carlos Bacelar falou que, como primeira sede do Fórum Educação em Primeiro Lugar, Salvador mostrou muitas coisas positivas, como exemplo, a força de vontade dos educadores em mudar o modelo educacional do país, em busca de uma educação libertadora e que não discrimina ninguém. Na ocasião, foi lançado o portal www.educacaoemprimeirolugar.com.br, com informações sobre a iniciativa do projeto e notícias sobre as atividades que aconteceram nos dois dias do evento.
Segundo Bacelar, o intuito do portal é viabilizar um espaço no qual debates poderão continuar entre todos os envolvidos no fórum e interessados na mudança do sistema de educação do Brasil.