Secretário Marcelo Oliveira participa de entrega de livros na Embaixada Francesa

26 de abr de 2022 - Publicidade

O secretário municipal da Educação, Marcelo Oliveira participou da entrega do Livro “No Ar um Ás!” de Mônica Cristina Corrêa, para as crianças assistidas pelo Lar Fabiano de Cristo e mais três bibliotecas da cidade. O evento realizado segunda-feira (25), na Aliança Francesa tem o objetivo de difundir a obra literária produzida em 2021. A iniciativa desenvolvida pelo Escritório de Cooperação internacional da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Secretaria Municipal da Educação (SMED) e Embaixada e Consulado Francês no Nordeste.

O livro foi produzido como parte de um projeto cultural da Embaixada da França, no Brasil em comemoração ao 90º aniversário da primeira travessia aérea do Oceano Atlântico, pelo correio aéreo. A obra relata a vivência do piloto francês Jean Mermoz, que teve a viagem concluída no Nordeste, mais precisamente em Natal, proporcionando ao leitor um passeio pelas duas culturas e apresentando um marco da história mundial da aviação.

‘Salvador é uma cidade plural, que tem uma vocação turística e é riquíssima com influências de vários continentes, então a gente poder colocar os nossos alunos em contato com essa cultura, ainda que seja por um momento muito pequeno, é mais uma semente que se planta para que as crianças saibam que a França já foi o coração da Europa. Colocar as crianças em contato com esse país riquíssimo do ponto de vista cultural, eu acho que é um ganho para a educação de Salvador”, disse o secretário Marcelo Oliveira.

Christian Dejour, diretor geral da Aliança Francesa, recém-chegado na cidade, destacou a importância da parceria. “Entregar esses livros tem um significado muito importante, pois a aliança Francesa não é somente uma escola de línguas como muitas pessoas pensam, mas um centro cultural aberto para todo mundo e na verdade a missão mais importante das Alianças Francesas é o diálogo entre as culturas”.

Fernanda Lordello, secretária da SPMJ, ressalta que é sempre bom ter parcerias como essas para a educação das crianças e principalmente as assistidas pela instituição. “A gestão desde quando iniciou, vem sempre buscando parcerias, então a nossa preocupação é a educação, o processo formativo que é super importante. Contação de histórias faz parte do processo de educação dessas crianças, do universo lúdico através do descobrimento de outros espaços, elas estão descobrindo o mundo através dos livros e esse momento é muito importante para o município de Salvador, onde estamos oferecendo para elas outra realidade na sua formação” afirmou.

De acordo com Adrien Puichaud, representante do Consulado e Adido de Cooperação para o Francês, a entrega dos livros é para trazer um pouco da história do pais e incentivar as crianças a se interessarem mais pela leitura. “O importante desse evento é o de mostrar que a educação, a leitura, a transmissão da história da humanidade são patrimônios universais que devem ser acessíveis a todas as crianças do mundo, então a embaixada da França trabalha muito para fazer isso e os livros que hoje vão ser doados é para transmitir a nossa história”.