Secretário recebe estudantes recém chegados da Espanha

27 de out de 2009 - dev

“Ramblas muy largas!” Assim, disse a aluna Vivian Lurgard Aquino, 12 anos, sobre as grandes ruas de Barcelona. A jovem e mais três estudantes da rede municipal de ensino visitaram, na tarde de segunda-feira (26.10), a sede da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e lazer (Secult) para dar seus depoimentos sobre a experiência de passar dez dias no Acampamento da Paz, na Espanha.

A iniciativa, impulsionada pelo Fórum Universal das Culturas, através da Assessoria de Relações internacionais e da Secult, reuniu cem jovens de diversos países entre os dias 23 de setembro e 5 de outubro.

O secretário Carlos Soares parabenizou os quatro jovens pela conquista, afirmando que eles servem como exemplo para os estudantes da rede municipal de ensino. “Estou feliz por eles e por conhecer de perto a realidade onde vivem. A partir de agora, é importante que haja maior integração com outros estudantes da rede” disse Soares, firmando total apoio.

O Acampamento da Paz tem como objetivo promover a criação de uma comunidade ativa na luta pela paz. Os jovens participaram de oficinas de música, dança e palestras diárias discutindo temas atuais como meio ambiente, erradicação da pobreza, luta contra a AIDS, além de tratar sobre a diversidade cultural.

“Durante as oficinas pude falar sobre a cultura brasileira e percebei que temos semelhanças com outros países. Essa viagem foi e é, para mim, uma forma de melhorar a imagem da escola pública” afirmou Dandara Andrade, 13 anos, aluna do 8ºano da Escola Municipal Cidade de Jequié.