O secretário da Educação do Município, Carlos Ribeiro Soares, foi homenageado nas comemorações dos 41 anos do Colégio Estadual Abílio Cezar Borges, no bairro de Roma, pelos serviços prestados à instituição na sua passagem como diretor (1984-1987). O gestor também estudou no espaço na extinta Escola Dom Macedo Costa, que foi demolida para a criação da estrutura atual. A manhã de homenagens promovida pela direção, professores, funcionários e alunos da instituição emocionou o secretário.
“Emoções na educação são constantes. Cada evento, cada reinauguração de escola eu me emociono em ver a felicidade nos rostos dos alunos, pais e educadores. A hoje é ainda mais especial porque eu estudei aqui nesse espaço quando era Dom Macedo Costa, depois voltei como diretor já da Abílio e fico muito feliz em ser homenageado hoje. Aquela imagem de Nossa Senhora das Graças ficava na entrada da escola e eu sempre pedia a ela que me ajudasse nas provas. Quando virei diretor tirei-a de um depósito, restaurei e hoje ela continua sendo símbolo marcante do colégio”, relembrou o secretário, que deu de presente a escola uma nova restauração da imagem.
Acompanhado da esposa, Auridea Soares, e do filho, André Soares, o secretário contou como encontrou a escola quando assumiu a direção. “Eu demorei dois meses para aceitar o convite porque a escola estava toda destruída. Eu vinha aqui, olhava, e não via nada que pudesse fazer. Resolvi aceitar o convite sob a condição de que a escola seria reformada. Mas, meses se passaram e nada. Então eu resolvi dar plantão todos os dias na frente do setor que seria responsável pela reforma e depois de algum tempo resolveram atender meu pedido afirmando que não agüentavam mais olhar para mim”, disse.
Ao encerrar o seu discurso carregado de emoção, o secretário deixou um recado para os estudantes. “Acreditem num futuro melhor. Estudem. Eu fui aluno de escola pública, sou filho de pais pobres, minha mãe era dona de casa e meu pai motorista, tiveram oito filhos. Ser pobre não é defeito. Eu estudei, tracei meus objetivos e cheguei. Acreditem na escola pública, nos excelentes professores que se dedicam. Acreditem que vocês chegarão lá”, finalizou, arrancando aplausos. Amanhã o secretário participa da final da Copa Salvador de Futebol Amador, a partir das 8 horas, no campo da Boca do Rio (entrada do Centro de Convenções).