Secretário visita obras do Museu Afro Brasileiro

17 de ago de 2009 - dev

O secretário da Educação, Carlos Soares, visitou, hoje pela manhã, as obras do Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira (MUNCAB), na Rua Da Ajuda, Centro Histórico. O convite partiu do presidente da Sociedade de Amigos da Cultura Afro Brasileira (AMAFRO), José Carlos Capinan, que, através da Secretária Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), sugeriu uma parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador para o projeto.

Com as obras já em fase final, a previsão de entrega do MUNCAB – que está sendo construído nos antigos prédios do Tesouro Nacional e da Assistência Pública, erguidos no inicio do século XX – é para o segundo semestre de 2010. Mas, em Setembro desse ano, o local já receberá a exposição internacional ‘Benin está vivo ainda lá – Ancestralidade e Contemporaneidade’, organizada por Emanoel Araújo e André Jolly, que vai trazer para a Salvador grandes artistas do cenário nacional e internacional.

“O MUNCAB vai recuperar muita coisa. É a inserção da população que ficou marginalizada por muito tempo devido ao preconceito. Será a restauração da dignidade que foi roubada dos africanos desde que eles chegaram aqui para serem escravizados. O Museu tem uma função educativa muito clara, por isso a parceria com a Secretaria da Educação]”, justificou Capinan.

E Carlos Soares ficou muito feliz com o que viu. “O projeto é magnífico e tenho certeza será o local mais visitado do Centro Histórico. Precisamos trazer nossas crianças para dentro do museu, não só pela atividade cultural em si, mas também para que elas resgatem a sua identidade e tenham orgulho dessa história tão rica e importante para o mundo”, disse.

O MUNCAB terá espaços para exposições permanentes e temporárias, cafés, lojas, auditórios e salas para aulas de música, dança e capoeira, ensino sobre a influência da língua africana na língua portuguesa, um réplica de um navio negreiro, área para pesquisa com terminais informatizados, biblioteca, dentre outras coisas.