Secretário visita Programa Criança Viva na Unidade Erik Loeff

18 de jun de 2007 - dev

Lis Grassi

O secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, visitou no dia 15 a Unidade Onco-hematológica Pediátrica Erik Loeff, no Hospital Santa Izabel, que faz parte do Programa Escola Hospitalar Criança Viva. Uma novidade da unidade é oferecer o Programa de Aulas Multimídias, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), aos alunos pacientes através de um notebook.

O Erik Loeff atende crianças e adolescentes carentes com câncer de Salvador e de 80 municípios do interior da Bahia, dentro da faixa etária de 0 a 18 anos. É através do Programa Criança Viva que as crianças e pacientes têm sua escolaridade garantida. Apenas nesse primeiro semestre 2.120 crianças foram atendidas pelo programa da SMEC nas oito unidades hospitalares, que incluem o Hospital Roberto Santos, Hospital Couto Maia, Centro Pediátrico Professor Hosanah de Oliveira, Hospital Martagão Gesteira, Hospital das Clínicas, Grupo de Apoio à Criança com Câncer, Casa de Saúde Erick Loeff e Casa de Apoio à Criança Cardiopata.

No Erik Loeff os pacientes têm acesso a 13 leitos para quimioterapia ambulatorial, 10 leitos para internamento, cinco consultórios médicos, um odontológico, um psicológico, salas para coleta de sangue, laudo de mielograma, assistente social e brinquedoteca, onde a alegria, descontração e brincadeiras trazem o maior envolvimento afetivo e prática de conviver socialmente.

Segundo o secretário Ney Campello, o conceito de educação deve englobar o atendimento integral do cidadão. “Deve ter a idéia de que educação não está restrita à sala de aula. O programa busca o aluno onde ele estiver para oferecer o processo de aprendizagem”, concluiu o secretário. A coordenadora do programa, Veruska Andrade explica que os alunos da escola hospitalar têm a oportunidade de criar, expressar-se com autonomia e desenvolver atividades educacionais fortalecendo o elo entre a criança e o ensino.