Secult apóia mobilização de combate à violência contra idosos

17 de jun de 2010 - dev

Nesta quinta-feira (17) foi realizado em Salvador um Movimento em Combate a Violência Contra os Idosos. A ação, uma iniciativa da Associação do Conselho Estadual e Municipal do Idoso, da Defensoria do Idoso, do Ministério Público, da Delegacia Especial do Idoso (Deati) e vários órgãos, têm como objetivo despertar nas pessoas conscientização da importância do enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.

A programação foi iniciada as 08h30 com a realização de uma reunião pública e ampliada dos Conselhos Municipal e Estadual do Idoso, panfletagem, apresentação da banda de forró e atendimento do Núcleo de Direitos Humanos (Nudh). Às 10h o grupo seguiu em caminhada para a Praça Municipal e às 10h30 foi iniciada a sessão especial na Câmara de Vereadores de Salvador.

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) entende a importância da inclusão de temáticas sobre os idoso e decretou desde 2009, através da Portaria nº304/2009, a obrigatoriedade do ensino sobre o envelhecimento como conteúdo transversal obrigatório do currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

De acordo com a Conselheira Municipal e representante da Secult no CMI, Maria de Lourdes Nova, é fundamental que os estudantes aprendam desde a infância a importância do respeito ao idoso para que se tornem cidadãos conscientes. “A nossa expectativa é que com os trabalhos em sala de aula os educandos divulguem o estatuto do idoso e também desenvolvam atitudes de respeito, atenção e valorização aos mais velhos. Acreditamos que assim, acabaremos de forma gradativa com os preconceitos”, explicou a conselheira.