Secult apresenta manual do SIGA para gestores e técnicos da secretaria

19 de ago de 2009 - dev

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) realizou nesta manhã, 19 de agosto, às 9h, uma reunião para apresentar o Manual do Sistema de Informação e Gestão Automatizada (SIGA) aos gestores escolares e representantes de setores da secretaria. O encontro aconteceu no auditório do Anexo II da Secult e teve como objetivo mostrar o funcionamento do sistema, assim como promover a melhoria nos atendimentos das demandas escolares.

O Manual foi elaborado a partir de discussões coletivas entre gestores e a Secult, que revisou todo o material, adequando-o às necessidades das equipes das unidades de ensino. Na reunião de hoje, o pessoal da Secult foi notificado sobre a importância de responder às demandas o mais rápido possível, justificando o motivo caso a solicitação seja negada. Do mesmo modo, os gestores devem fazer as solicitações corretas e específicas para facilitar o atendimento.

A coordenadora do SIGA, Rosane Nery dos Santos, apresentou como funciona o sistema e afirmou que é necessário realizar o cadastro e verificar se os dados estão atualizados. Para realizar o acesso, diretores e vice-diretores, coordenadores regionais e pedagógicos, secretários escolares e técnicos da Secult devem fazer o login no site.

Dessa maneira, busca-se a melhoria dos atendimentos e, conseqüentemente, da qualidade da educação, já que através do SIGA são feitas solicitações que dizem respeito à manutenção predial, remoção e inclusão de professores, ações de alimentação escolar, reposição de material didático, bolsa de estudos para servidores, assistência sócio-educativa, entre outros.

Após apresentação, a coordenadora do SIGA solicitou aos presentes que formulasse sugestões e as apresentassem durante as oficinas de capacitação, que acontecerão na próxima semana.

Capacitação

Na próxima quarta-feira (26), quinta-feira (27) e sexta-feira (28), gestores das unidades escolares participam de oficinas para melhor aproveitamento e uso do SIGA. Para a ocasião, os coordenadores regionais devem selecionar dois grupos de 20 pessoas. Na quarta podem participar as Coordenadorias Regionais de Ensino (CRE) do Centro, Cidade Baixa, São Caetano e Liberdade; quinta é a vez da Orla, Cabula e Pirajá e sexta é a vez do Subúrbio I e II, Itapuã e Cajazeiras.