Secult comemora os cinco anos Salvador Graffita

23 de abr de 2010 - dev

Nesta sexta-feira (23) o Programa Salvador Grafita completa 05 anos e para comemorar as conquistas, os 26 grafiteiros integrantes do projeto participaram de um grande café da manhã, promovido pela Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), no Instituto de Cultura Brasil Itália Europa (ICBIE).

O subsecretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eliezer Cruz, esteve presente no evento a fim de prestigiar os artistas que vêem ajudando na missão de deixas a cidade e as escolas municipais mais bonitas e alegres. “Vim aqui para dar o meu abraço a todos os grafiteiros e também parabenizá-los. Nossos estudantes ficam mais felizes e satisfeitos ao verem os muros das unidades escolares virarem obra de arte com os grafites”, comemorou.

De acordo com o presidente do ICBIE, Pietro Gallina, tudo o que vêm a fomentar a cultura e estimular a capacidade dos jovens deve ser valorizados. “Estou muito feliz e tenho certeza de que todos os males do Brasil podem acabar se os meninos tiverem acesso à educação, além disso, é necessário também a dedicação por alguma arte, seja ela música, pintura ou poesia”, disse Gallina.

O grafiteiro Robson Oliveira não conteve a emoção no encontro e revelou as mudanças que o grafite proporcionou a sua vida. “Considero o grafite uma forma de arte fantástica, com manifestações estéticas de alto valor. Eu sou uma outra pessoa e com certeza terei um futuro melhor graças a esta arte”, disse Robson.

Para o coordenador do programa, Edvandro Tucunaré, a comemoração pelos cinco anos do Salvador Grafita significa uma grande conquista. “A arte chegou a ser considerada como ato de vandalismo e de ganhou status e hoje ajuda muita gente. Com a arte da grafitagem consigo mostrar para os jovens novas possibilidades. Agradeço ao prefeito João Henrique e ao secretário Carlos Soares pelo apoio e o incentivo que têm nos concedido ao longo destes anos de parceria”, finalizou Tucunaré.