Secult e Ufba oferecem especialização em coordenação

06 de ago de 2012 - dev

O termo de compromisso para compor a primeira turma do curso de especialização em coordenação pedagógica à distância, entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), foi assinado na manhã desta segunda-feira (06), durante a aula inaugural do curso, no auditório da Faculdade Visconde de Cairú.

As aulas já começam dia 13 de agosto. Salvador foi escolhida como município polo, que atende as cidades de Candeias, Dias D’ávila, Itaparica, São Francisco do Conde e Simões Filho. O curso tem 14 meses de duração e é voltado para 480 coordenadores de todo o estado. A ideia de promover a formação continuada destes educadores foi implementada em 2009 e faz parte do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, com carga horária de 405 horas.

Para a professora da Ufba e coordenadora do curso, Iracy Alves, este processo de aprendizagem é essencial na especialização destes profissionais. “Não conhecemos nenhuma vitória que não inclua a educação. O curso vai possibilitar que o cursista ultrapasse as atividades realizadas dentro da unidade escolar”, explica.

A coordenadora de Ensino e Apoio Pedagógico da Secult, Gilmária Cunha, lembra que a escola deve ser constantemente este ambiente de formação, pois a graduação não atende todas as exigências que são impostas no dia-a-dia. “Esta especialização é fundamental para suprir estas lacunas”, comenta.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Joelice Braga, reforçou a importância do curso na formação acadêmica destes educadores. “O objetivo é se sentir um profissional mais competente ao completar o curso”. Ela também falou sobre a necessidade de utilizar a ferramenta de educação à distância para atender todos os participantes. “Devemos utilizar este recurso para acolher nossos colegas das cidades da região metropolitana e do interior. Amenizando os problemas geográficos enfrentados”, conclui.