Secult e Uneb fortalecem parceria em prol da Educação Infantil

01 de ago de 2011 - dev

Para marcar o novo momento do Projeto Educação Cidadã nos Centros Municipais de Educação Infantil, foi realizado nesta segunda-feira (1º), um seminário de integração, na Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Além de professores e coordenadores pedagógicos, estavam presentes o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), João Carlos Bacelar, o reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim, a pró-reitora de extensão, Adriana dos Santos Marmori, o presidente da ONG Pierre Bourdieu, Denis Gama e a coordenadora de ensino e apoio pedagógico da Secult, Gilmária Cunha.

O projeto desenvolvido pela Secult, em parceria com a Uneb e a ONG Pierre Bourdieu, tem por objetivo desenvolver ações de apoio ao trabalho pedagógico e formação dos profissionais que trabalham diretamente com crianças de 0 a 5 anos de idade, matriculadas nos 64 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s).

Gestores, professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, de apoio administrativo e de serviços gerais, porteiros e as famílias das crianças atendidas nos CMEI’s podem participar das atividades desenvolvidas pelo projeto. Em seu discurso, o reitor da Uneb lembrou que o programa chegou à universidade há oito anos e que ele vem acompanhando todo o processo desde o começo e agradeceu a confiança da Secult em continuar desenvolvendo o convênio com a Uneb. “Estamos reiniciando esse projeto, renovando a equipe e aperfeiçoando ainda mais a qualificação”, conta Valentim.

A Uneb com o apoio-técnico da ONG, realiza seminários, cursos de formação, oficinas pedagógicas, palestras e outras atividades de educação infantil. O presidente da Pierre Bourdieu, Denis Gama, acredita no sucesso do projeto de inclusão e se sente honrado em ser parceiro do processo. “Os pais ficam seguros em saber que estão deixando seus filhos não apenas em uma creche, mas em um local que existe um projeto educacional e que as crianças são atendias de forma plena”, explica.

“Um dos desafios da Secult é fazer com que os alunos aprendam a ler, escrever e calcular com proficiência e no tempo certo. Esse projeto vem de encontro a tudo isso”, explica Bacelar. O secretário falou também das dificuldades que existem na rede, como as de estrutura física e na distribuição da merenda, e afirmou que a rede municipal está vivendo um momento de mudanças. “A Secult está reformando 88 escolas, construindo mais quatro unidades, e inaugurando mais uma essa semana. Nenhuma rede de ensino no Brasil passa por uma quantidade dessas de recuperação”, esclarece.

Além disso, Bacelar lembrou do reajuste salarial de 19,84% para os profissionais de educação, que tiveram o maior aumento dos últimos 15 anos. “Acredito que essa semana os decretos para nomeação de novos 1600 professores, 200 coordenadores pedagógicos e 300 merendeiras serão assinados, e tudo isso vai ajudar na construção de uma educação de qualidade no nosso município”, acredita.