Secult entrega certificados a 117 novos alunos-monitores

08 de out de 2010 - dev

Muita expectativa e realização marcaram a manhã desta sexta-feira (8) durante a solenidade de entrega de certificado aos 117 alunos de 12 escolas da Rede Municipal de Ensino, que receberam da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) certificados de formação no Projeto Monitoria Voluntária.

O evento contou com a presença do secretário Carlos Soares, do coordenador de Ensino e Apoio Pedagógico, Manoel Calazans, e do gerente geral da Educandus Salvador, Haroldo Muccini, além dos alunos, gestores e professores que também estiveram presentes.

O projeto, que foi lançado no ano de 2008, já formou cerca de 600 alunos e garante aos alunos inscritos o uso do laboratório de tecnologias da unidade escolar, minimizando as dificuldades de aprendizagem no uso das aulas multimídia, e ao mesmo tempo, fazendo com que os estudantes certificados tornem-se auxiliares, podendo dar assistência aos demais colegas.

“A geração dos dias de hoje já nasceu em processo histórico no que diz respeito às tecnologias, por isso, não podemos caminhar na contramão dessa história, precisamos dar uma educação no mínimo parecida com esse momento atual, caminhando junto com a globalização”, afirmou Calazans.

Executado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE-17), o Projeto Monitoria Voluntária, que tem formação de 32 horas, é uma parceria da Secult com a Educandus Salvador, e vem inovando as aulas multimídias. “Temos notado de imediato a melhoria da auto-estima e do desempenho escolar, além de uma maior socialização com os colegas e professores”, disse Eliemar cidade, coordenadora do projeto na Secult.

Segundo Ana patrícia Silva, professora da Municipal Carlos Murion, essa é uma experiência muito rica, que só veio acrescentar o processo de conhecimento das crianças da rede. Já para o aluno Thiago Santos, da Municipal Arlete Magalhães, a tecnologia que nem sempre foi acreditada na rede municipal, hoje, se concretiza em grande estilo.

“Nesse momento só tenho a agradecer e me esforçar cada vez mais, me aprofundando em assuntos que me dêem um brilhante futuro. Hoje, podemos ter a certeza que é possível sim ter esperanças dentro da Rede Municipal de Ensino. Estou nesse quadro de alunos-monitores e a experiência e o aprendizado foi a melhor possível. Estou aprendendo e me divertindo ao mesmo tempo”, concluiu Thiago emocionado.

Carlos Soares reforçou a importância do projeto e ressaltou a alegria em entregar os certificados aos novos alunos-monitores. “A gente vê tanta coisa ruim tomando espaço na vida das pessoas que exemplos como esse nos deixam felizes e orgulhosos do nosso trabalho. Nada vale mais do que ver essas crianças evoluindo dessa maneira, reforçando que a rede pública de Salvador tem um ensino de qualidade”, comemorou.