Secult entrega cinco escolas reformadas e dez salas de leitura em setembro

08 de set de 2009 - dev

Depois de passar por reforma geral, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Luis Eduardo Magalhães, no Bonocô, foi reinaugurado na última quinta-feira (03), pelo secretário municipal da Educação, Carlos Ribeiro Soares. Ainda esse mês a Secult vai entregar mais quatro escolas completamente reformadas, são elas: CMEI Mosa Berbet, Capelinha de São Caetano, dia 15; Instituto Municipal Professor Arapiraca (IMEJA), Boca do Rio, dia 18; Cmei Sementes do Amanhã, São Caetano, dia 23; e Municipal de Fazenda Grande, Fazenda Grande, dia 29.

Além das unidades, o órgão também vai inaugurar dez salas de leitura em unidades do município. A ação é fruto do projeto intitulado “Leitura para Todos”, idealizado pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, em parceria com o Grupo Editorial Record e apoio do Ministério da Cultura. Cada sala de leitura possui mil exemplares e o acervo é bem diversificado, com títulos da literatura brasileira, culinária, religião, entre outros.

Com a criação das salas de leitura nestas escolas, a SECULT busca incentivar a prática da leitura e ampliar o acesso da população aos livros e à informação. Comungando, também, com o objetivo do projeto de estimular a mobilização das comunidades receptoras das Salas, reforçando o caráter participativo da comunidade local.
As Salas de Leitura homenageiam os escritores Adonias Filho e Dias Gomes.

De cada título, foram doados dois exemplares, além de um acervo complementar com a obra do autor homenageado. As unidades beneficiadas com as salas são: Municipal Pq. S. Cristóvão João Fernandes da Cunha; Municipal Padre Confa; Municipal Eloyna Barradas; Municipal Senhor do Bonfim; Municipal Prof. Ricardo Pereira; Municipal Zulmira Torres; Municipal Abrigo Filhos do Povo; Municipal de Pituaçu; Municipal Santa Terezinha do Chame Chame e Municipal Esther Félix da Silva.