Secult forma professores para atuarem com educação infantil

20 de dez de 2011 - dev

Para encerrar o Projeto Educação Cidadã, em 2011, foi realizado um encontro nesta segunda-feira (19), na Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Estavam presentes professores, auxiliares de desenvolvimento infantil (ADI’s), gestores, coordenadores pedagógicos, funcionários dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e pais de alunos. Durante o evento, foram realizadas rodas de conversa e apresentado um vídeo mostrando todas as ações do projeto.

O secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), João Carlos Bacelar, o reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim, a pró-reitora de extensão, Adriana dos Santos Marmori, o presidente da ONG Pierre Bourdieu, Denis Gama e a coordenadora de ensino e apoio pedagógico da Secult, Gilmária Cunha também estiveram presentes. O evento contou ainda com a participação dos alunos de Teatro da Escola Municipal do Pau Miúdo que emocionaram a todos com o Projeto Sussurros Poéticos.

O projeto desenvolvido pela Secult, em parceria com a Uneb e a ONG Pierre Bourdieu, tem por objetivo desenvolver ações de apoio ao trabalho pedagógico e formação dos profissionais que trabalham diretamente com crianças de 0 a 5 anos de idade, matriculadas nos 64 CMEI’s. “Em 2012, esse projeto será ampliado para mais 213 escolas que trabalham com educação infantil”, promete o secretário.

“Valorizo essa formação pelo fato de transformar de verdade, envolvendo toda a rede municipal de ensino de forma articulada. Espero que esse debate continue nos próximos anos para que as pessoas mudem sua concepção de educação infantil”, conta Tatiane Nascimento, vice-diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Cid Passos, em Coutos.

A Uneb, com o apoio-técnico da ONG, realiza seminários, cursos de formação, oficinas pedagógicas, palestras e outras atividades de educação infantil. “O que a Secult está fazendo aqui em Salvador é o que países desenvolvidos, como a China, fazem há muito tempo: entender que a educação começa nos primeiros anos de vida e que a educação infantil tem que ser prioridade. O resultado desse projeto vai refletir daqui a 10 anos”, explica o reitor da Uneb.

Bacelar lembrou ainda que na última sexta-feira (16), as obras para recuperação de 200 unidades de ensino foram licitadas. “Conheço as condições estruturais que vocês trabalham e estamos fazendo um grande esforço para que vocês tenham uma infraestrutura necessária para educar nossas crianças”, ressalta.

“A Secult tem um olhar especial para a educação infantil. Além da implementação desse projeto, estamos ampliando a oferta para 2012 e vamos colocar auxiliares em todas as unidades, pensando sempre em oferecer uma educação de qualidade para as crianças de Salvador”, conta a coordenadora de ensino e apoio pedagógico da Secult, Gilmária Cunha.