Secult incentiva música na escola

01 de dez de 2009 - dev

A aula inaugural do Projeto Música Desde Pequenininho do Centro Municipal de Educação Infantil Baronesa de Sauípe, foi assistida ontem (30) pela manhã pelo secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares. A ação é uma iniciativa do músico Haroldo Macedo e tem como objetivo promover e desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos.

De acordo com a coordenadora do projeto, Eloísa Leone, a música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade, expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos.

“Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico acionam os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, a criança expressa emoções que não consegue expressar com palavras”, explicou à coordenadora.

Haroldo Macedo parabenizou a Secretária Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer pelo apoio para a realização do projeto e acredita que este é um passo muito importante para a promoção de uma educação de qualidade. “Com certeza, estamos caminhando para uma formação educacional de qualidade. A Secult realmente se dedica a trabalhos que promovem à excelência escolar”, afirmou Macedo.

O secretário Carlos Soares ressaltou que as aulas de música no CMEI Baronesa de Sauípe é apenas um projeto piloto que certamente se expandirá para as outras unidades escolares.“Nosso objetivo é propiciar esse ensino em toda rede municipal. Eu fico feliz em ver a alegria dos nossos estudantes e ter a certeza de que, além das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, os alunos aprenderão cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos do Brasil”, comemorou o secretário.