SECULT inclui estudo do idoso no currículo escolar

15 de jun de 2009 - dev

Já consta nas diretrizes curriculares da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT) a questão do idoso, que deve ser inserida no currículo de toda a Rede Municipal de Ensino (RME) já no próximo semestre deste ano.

Apesar de avanços na Política Nacional do idoso, como a criação do Conselho Nacional dos Direitos dos Idosos, vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos, e a criação do Estatuto do Idoso (Lei 10731 de 01/10/03), que normatiza todos os seus direitos perante a sociedade, ainda há falta de informação sobre as particularidades e direitos das pessoas da terceira idade.

Tendo em vista esse quadro, o Ministério Público buscou junto a SECULT estratégias para o atendimento ao artigo 22, da Lei 10731 de 01/10/03, que cria a inclusão de conteúdos voltados ao processo de envelhecimento ao respeito e valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimento sobre a matéria.

A SECULT, através da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (CENAP), vai apresentar o projeto de inclusão do idoso no currículo escolar que deve ser desenvolvido por todas as escolas a partir do início do segundo semestre.

“As atividades já devem ser iniciadas no próximo semestre. Essa é uma cobrança do Conselho Municipal da Educação e devemos enviar documentos que comprovem a inserção até o final do ano”, informa a subcoordenadora da CENAP, Maria de Lourdes Nova.

O projeto visa a implementação de ações educativas transversais e permanentes que promovam o respeito e a dignidade dos idosos na sociedade. Segundo Nova, “o projeto é muito interessante para que as crianças possam crescer aprendendo a respeitar os idosos”. A inserção do idoso na matriz curricular deve ser promovida aos alunos da Educação Básica, da Fundamental e de Jovens e Adultos (EJA).

A subcoordenadora ainda afirma que no calendário letivo de 2010 já estará incluído como proposta importante a ser trabalhada com os alunos o Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro. O dia foi instituído pela Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006.