Secult lança campanha de reforço contra xixi na rua

11 de ago de 2010 - dev

Envolver os alunos da rede municipal na preservação do patrimônio público, com foco nas ações de combate ao xixi na rua, reforçando a formação de valores e cidadania, é o objetivo central da campanha ‘Xixi, na rua não!’, que será lançada, nesta quinta-feira (12), pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult). O lançamento da ação, que será na Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, em São Cristóvão, às 09 horas, será feito pelo prefeito João Henrique Carneiro e pelo secretário Carlos Ribeiro Soares.

A campanha será desenvolvida através de práticas de higiene e valorização do meio ambiente, estimulando a criatividade, incentivando a leitura e proporcionando o conhecimento da história da cidade e da escola. O público alvo será alunos que curso entre o 6º e 9º ano na rede, envolvendo também os pais de alunos e comunidade. No total, 31 escolas participam da campanha que tem como ponto forte o concurso de tirinhas com o tema: “Xiiii…Xi, Sujou.

O projeto será desenvolvido na escola numa perspectiva interdisciplinar, com foco na formação de valores e na cidadania, abordando as diversas consequências que o xixi na rua pode causar na vida das pessoas. Envolverá os cuidados com a saúde, o meio ambiente, o patrimônio público e escolar. Através de palestras, oficinas e visitas a espaços públicos, as escolas vão desenvolver essa reflexão crítica no aluno e a sensibilização da comunidade escolar.

Ação coletiva – A secretaria está propondo a realização de uma ação coletiva, desenvolvida simultaneamente em todas as escolas e que represente o conjunto de atividades pensadas e realizadas pela escola no período inicial. Nesta atividade, que deve acontecer no dia 01 de setembro, a comunidade escolar utilizará a própria escola como exemplo de espaço público que precisa ser cuidado, ser preservado por todos.

No dia desta ação, a escola elegerá uma equipe que participará do Concurso de Tirinhas “Xiiii..Xi sujou!”. Serão escolhidos cinco alunos para compor uma equipe que representará a sua escola e será responsável pela criação da tirinha no mês de setembro. A seleção da melhor tirinha será realizada por uma comissão formada por profissionais da Secult e da Fundação Gregório de Matos (FGM).

A equipe vencedora terá seu trabalho publicado em campanha publicitária promovida pela secretaria. O anúncio do vencedor será feito no dia 30 de setembro em evento realizado na Praça Castro Alves, marcando a entrega do monumento do poeta completamente restaurado.