Secult lança projetos de incentivo à música no aniversário da cidade

29 de mar de 2011 - dev

Uma tarde repleta de animação, ações educativas e o lançamento de três projetos importantes que reforçam o ensino da música na Rede Municipal de Ensino de Salvador. Mais de 500 alunos, além de professores, coordenadores, gestores e comunidade, se reuniram na tarde desta terça-feira (29) na Praça do Campo Grande para celebrar as ações promovidas pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) em comemoração ao aniversário de Salvador.

O secretário da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, João Bacelar, e outras autoridades marcaram presença no evento. Bacelar pontuou que a realização do evento é o presente da Prefeitura, através da Secult, para os alunos das escolas municipais. “Estamos celebrando os 462 anos desta cidade que se renova a cada dia e que foi criada para ser a maior cidade do Atlântico Sul. Hoje é um dia importante também pela implantação de projetos importantes e necessários para a rede pública de Salvador”.

A Fanfarra da Escola Municipal Fazenda Coutos e apresentações musicais de professores da rede deram início a programação do evento. As alunas Priscila da Silva e Manuela de Jesus, do 5º ano da Escola Municipal União Comunitária, recitaram um poema sobre Salvador e demonstraram estar orgulhosas pela data. “É muito importante comemorar o aniversário de nossa cidade, isso demonstra o nosso orgulho de viver aqui”, disse Priscila, de 10 anos.

Para encerrar o evento crianças de todas as idades conferiram o show “Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada”, da Palavra Cantada. “Estamos muito felizes de voltar a Salvador e principalmente por saber que o nosso trabalho esta chegando à rede pública desta cidade, porque acreditamos que o ensino da música traz, além de muita alegria, novos olhares e perspectivas sobre diversas áreas, disse Paulo Tatit, cantor e compositor. Os sucessos da dupla foram cantados em coro pela criançada e também pelos pais e educadores.

PROJETOS – Durante a ação “Música e Educação, a Secult ensina essa lição!” foi lançado o projeto Brincadeiras Musicais, da Editora Melhoramentos, que será implantado em mais de 350 escolas que atendem do 1º ao 3º do Ensino Fundamental I. Durante as atividades os estudantes poderão manusear os materiais sonoros, aplicando a percepção e articulação dos elementos fundamentais da linguagem musical. As escolas também receberão kits com instrumentos musicais.

A Secult reforça o incentivo musical dos estudantes da rede com o lançamento do projeto de Revitalização das Bandas de Fanfarra. Com o projeto a troca e entrega de novos instrumentos para as cinco fanfarras, já existentes, e a criação de outras três bandas.

Outro ganho para a comunidade escolar e para os estudantes das escolas públicas que se localizam nas Ilhas de Maré, Paramana e Bom Jesus Passos será a manutenção da cultura das filarmônicas, bem como a profissionalização de jovens e adolescentes. As nove escolas das ilhas receberão o projeto Filarmônica nas Escolas da Ilhas em parceria com a Sociedade Lira Santamarense.

Foto: Biel Fagundes / Secom