Secult oferece cursos para moradores de São Cristóvão

05 de maio de 2012 - dev

“Meu sonho é começar a trabalhar, espero que depois desse curso eu consiga um emprego”, conta confiante a dona de casa, Ivanilda de Almeida, de 33 anos. Ela se inscreveu no curso de operador de caixa, oferecido pela Escola Municipal Pedro Veloso Gordilho, em São Cristóvão, por meio do Projeto de Inclusão Sociodigital.

O projeto, realizado pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) em parceria com o Instituto Miguel Calmon (IMIC), vem promovendo a inclusão sociodigital e disponibilizando cursos profissionalizantes que contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades de alunos da rede municipal de ensino e moradores das comunidades próximas das escolas.

Mais de 100 pessoas já se inscreveram e participaram neste sábado (05), da aula inaugural do projeto na unidade de ensino, que contou com a presença do titular da Secult, João Carlos Bacelar e representantes do IMIC. “Vocês vão ter contato com outro mundo e isso vai ser muito bom, por isso peço que vocês levem a sério e não faltem as aulas. Sejam os melhores alunos da sala e sirvam de exemplo para seus filhos”, ressalta Bacelar.

Os cursos oferecidos são de auxiliar de logística, auxiliar administrativo, auxiliar de almoxarifado, informática, artesanato e operador de caixa. As aulas, realizadas por instrutores qualificados, são 100% práticas e demonstrativas, de acordo com o modelo aprender-aplicar. As matrículas ainda estão abertas, os interessados devem procurar a secretaria da escola.

“Sempre quero saber mais e aproveitei a oportunidade para ter contato e aprender a utilizar o computador”, explica a cozinheira Maria do Carmo, que se inscreveu no curso de Informática. A cozinheira tem dois filhos matriculados na unidade de ensino.

Além dos cursos de qualificação, os 485 estudantes da escola já são atendidos pelo programa. O secretário aproveitou a oportunidade e ressaltou a importância da presença dos pais na escola. “O melhor presente para uma mãe é ver seu filho bem de vida e o caminho para se alcançar esse objetivo é a educação. E quem vai dizer que a educação é prioridade é cada um de vocês, por isso cobrem melhorias e participem da vida escolar dos seus filhos”, explica Bacelar.

O projeto, que atende atualmente a 55 unidades de ensino, disponibiliza o acesso às novas tecnologias, maximiza o trabalho do docente na preparação das aulas e auxilia todo o corpo administrativo no desenvolvimento do seu trabalho, além de gerar empregos diretos e indiretos. O projeto prevê ainda a ambientação dos laboratórios de informática e estruturação física, bem como implantação de software gestor.