Secult participa do 7º Encontro Nacional dos Conselhos da Pessoa Idosa

04 de set de 2009 - dev

Representantes da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT) participam na próxima semana do 7º Encontro Nacional dos Conselhos da Pessoa Idosa, na Casa do Comércio – Tancredo de Neves. O encontro será realizado de 8 (terça-feira) a 10 (quinta-feira) de setembro e contará com a participação de cerca de 400 pessoas, dentre elas conselheiros nacionais, estaduais, municipais e distritais, que representarão suas instituições. A solenidade de abertura acontece às 15h e nos demais dias o evento será iniciado às 8h30.

O tema principal do encontro é “Conselhos de Direito: uma estratégia de participação e controle social”, que objetiva discutir e traçar diretrizes para assegurar os direitos humanos fundamentais das pessoas idosas, assim como o funcionamento dos conselhos de direitos do idoso como órgãos de controle social. A conselheira da Secult, Maria de Lourdes Nova; o suplente Sérgio Nascimento; e a técnica em assuntos educacionais, Vanilza Jordão, estarão presentes nos debates.

Diretrizes curriculares

A Secult buscou estratégias para o atendimento ao artigo 22, da Lei 10731 de 01/10/03, que cria a inclusão de conteúdos voltados ao processo de envelhecimento ao respeito e valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimento sobre a matéria.

Desse modo, conforme portaria de nº 304/2009, publicada no dia 06 de agosto, no Diário Oficial do Município, a Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (CENAP) já apresentou o projeto de inclusão do idoso no currículo escolar às Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), que se reuniram e orientaram as respectivas escolas para a inclusão do tema nas atividades.

O projeto visa a implementação de ações educativas transversais e permanentes que promovam o respeito e a dignidade dos idosos na sociedade. A inserção do idoso na matriz curricular é promovida aos alunos da Educação Básica (Infantil e Fundamental) e do Segmento Educacional de Jovens e Adultos (SEJA).