Secult promove 1º Workshop do Projeto Leitura para todos

30 de jun de 2010 - dev

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), em parceria com o Instituto Oldemburg, reuniu nesta quarta-feira (30) na sede do órgão, cerca de 20 gestores e voluntários, chamados também de agentes de leituras, para participarem do 1º workshop do Projeto “Leitura para todos”.

A ação, que teve palestra ministrada pela bibliotecária do Instituto Oldemburg Joanilda dos Santos, teve por objetivo treinar e capacitar os servidores e voluntários responsáveis pelas dez salas que estão sendo implantadas em unidades municipais, escolas comunitárias e nas associações de moradores de Santa Luzia e Uruguai, neste ano de 2010.

Segundo Rita Sales, supervisora do programa de biblioteca da Secult, essas salas, além de atender os alunos, contemplarão toda comunidade do entorno, com a promoção da leitura e acesso aos livros. “Quem tem conhecimento, tem o poder, e é o que nós queremos oferecer a essas comunidades que não têm acesso fácil ao conhecimento”, ressaltou.

Ainda segundo Rita, as salas de leituras fazem parte de uma mobilização comunitária, eminentemente sociocultural, na qual a comunidade participa de todo o processo de implantação do projeto, desde a preparação do espaço, da montagem e catalogação do acervo, até a sua inauguração.

“É de suma importância fazer com que comunidades tão carentes sejam munidas de bibliotecas com livros de linguagens diferenciadas para que possam ter a oportunidade de criar o hábito da leitura”, destacou Roseli Andrade, bibliotecária da Coordenação Sócio Educativa (CAS) da Secult.

O projeto foi iniciado em 2009, quando foram implantadas na rede municipal de ensino dez salas de leitura que beneficiam alunos e comunidades do entorno das escolas contempladas. Este ano, a implantação das novas dez salas contam também com o apoio da Loja Ferreira Costa e do Grupo Record Editorial, que reforçaram o acervo dos espaços com a doação de mil exemplares de livros para cada espaço, além de outros materiais.