Secult promove encontro entre instituições

22 de fev de 2010 - dev

Será realizado de 23 a 26 de fevereiro, no auditório da Fundação Cidade Mãe, sediado no Engenho Velho de Brotas, o 2º Encontro de Instituições Comunitárias, Confessionais e Filantrópicas. A ação é promovida pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e visa fortalecer a rede de apoio entre os dois órgãos, no que tange ao desenvolvimento de ações educacionais e nos âmbitos administrativo, pedagógico e financeiro.

De acordo com a técnica da Secult e responsável pelo evento, Raildes Alves, a expectativa é que o encontro reúna em torno de 150 representantes das instituições e promova uma reflexão sobre a importância da educação, criando consciência do papel de cada um na construção de um ensino de qualidade. “Queremos auxiliar para promover uma visão futurista de uma educação compartilhada e fazer com que eles percebam que cada um deve fazer a sua parte”, explicou Raildes.

Serão ministradas palestras com diversos temas, tais como: alimentação escolar, censo escolar, cultura da infância e indicadores de qualidade na educação infantil.

Confira a programação:

Dia 23/02/2010 – Matutino
8h30 – Abertura
Representantes das Secretarias envolvidas e das Instituições Parceiras.

9h30 às 11h – Palestra I
“Agregando Valores: Parceria, Compromisso com a Educação e Responsabilidade Social” – Assessoria Estratégica de Gestão – ASSEG/SECULT.
11h às 12h – Palestra II
“Alimentação Escolar” – Coordenadoria de Ações Sócio Educativas – CAS/SECULT.

Dia 23/02/2010 – Vespertino
13h30 às 14h30 – Palestra I
“Censo Escolar: Uma Perspectiva Ampliada de Coleta de Dados” – ASSEG/SECULT.

14h40 às 15h40 – Palestra II
“Apresentação sobre Ações da Saúde” – Secretaria Municipal de Saúde – SMS.

15h50 às 17h – Palestra III
“Apresentação sobre Ações de Assistência Social e Direitos do Cidadão” – SETAD.

Dia 24/02/2010 – Matutino
Jornada Pedagógica

8h30 às 12h – Palestra I
“A Cultura da Infância” – Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico – CENAP/SECULT.

Dia 24/02/2010 – Vespertino
13h30 às 17h – Palestra II
“Indicadores de Qualidade na Educação Infantil” – CENAP/SECULT.

Dia 25/02/2010 – Matutino
8h30 às 10h20 – Palestra I
“Políticas de Financiamento e Processo de Autorização e Legalização das Instituições” – Fundo Municipal de Educação/ Subcoordenadoria de Convênios e Contratos – FME/SUCON/SECULT e Conselho Municipal de Educação – CME.

10h30 às 12h – Palestra II
“Orientações Gerais para Prestação de Contas” – FME/Subcoordenadoria de Prestação de Contas – SUPREC/SECULT.

Dia 25/02/2010 – Vespertino
13h30 às 17h – “Oficina de Prestação de Contas” – FME/SUPREC/SECULT.
Dia 26/02/2010 – Matutino e Vespertino
8h30 às 17h – “Oficina de Prestação de Contas” – FME/SUPREC/SECULT.