Secult promove palestra sobre Identidade Negra

07 de out de 2009 - dev

Na manhã da última terça-feira (6), a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), em continuidade ao projeto Abdias Nascimento – Memória Negra nas Escolas, promoveu a palestra: Cultura Negra e Identidade, ministrada pela professora Vanda Machado.

Na ocasião, professores, coordenadores pedagógicos e gestores aprenderam formas de como aplicar a lei 10639, que trata da obrigatoriedade do ensino e da cultura afro e afrobrasileira, em sala de aula, tirar dúvidas e compartilhar experiências.

Para Vanda, o encontro proporcionou uma integração e reflexões sobre a atuação de cada educador com o seu alunado. “Precisamos entender a nossa importância na escola. Somos a mola propulsora de um país mais justo, pois estamos formando cidadãos que não devem ser ou se sentir diferentes devido a sua cor”, explicou.

A professora Jaqueline Silva parabeniza a Secult pela palestra e afirma que vai se tornar multiplicadora na unidade escolar onde atua de todo o aprendizado adquirido. “Ajudar o aluno a construir a identidade negra nos possibilita que seja reforçado também a importância das nossas origens e assim aprendemos junto com eles”, disse.

De acordo com a chefe do setor de grupos étnicos raciais da CENAP, Consuelo Almeida, o evento atendeu a expectativa em todos os três turnos em que foi realizado e também abordou diversos temas como a cultura negra, matriz africana e historia da África. “Os professores sabem a importância em se abordar a questão étnica e aproveitaram cada minuto das palestras. Eles solicitaram que mais ações como essas sejam realizadas pela Secult”, revelou.