Secult recebe 400 Dicionários Afrobrasileiros

07 de maio de 2010 - dev

Cerca de 80 professores participaram, na noite de ontem (06), do Lançamento do Dicionário Afrobrasileiro, promovido pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult). O encontro aconteceu na Livraria LDM, na Piedade, e reuniu professores da rede municipal e particular de ensino.

Na ocasião foram doados para a Secult 400 exemplares do dicionário, que serão distribuídos para todas unidades escolares da rede municipal que atendem o segmento de Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). As escolas receberão das respectivas Coordenadorias Regionais de Educação um exemplar que reforçará o material de estudo em sala de aula.

O Dicionário Afrobrasileiro foi produzido por mais de 60 professores de todo o Brasil e também do exterior, com organização de Licia Soares de Souza. O livro será incluído no dia a dia escolar para os mais de 90 mil estudantes do segmento, tornando conhecida à vida de importantes nomes que compõem a literatura Brasileira e que fizeram parte da história do país.

Durante o lançamento, o coordenador pedagógico da Secult, Manoel Calazans, mencionou que a doação é um grande ganho para as escolas públicas. “O dicionário é um instrumento permanente de estudo e não apenas para preencher as prateleiras das bibliotecas. Com certeza os professores da rede entendem que esta é mais uma ferramenta de educação. Iremos ler, aproveitar e utilizar esse dicionário em sala de aula”, pontuou.

Para a professora da rede municipal Heluiza Falcão, o material reforça o trabalho nas escolas utilizando os personagens do dicionário como figuras que foram importantes para a construção do país. “Eu vejo como uma excelente aquisição para os acervos das bibliotecas das escolas e de grande inspiração”, afirmou.

Dicionário Afrobrasileiro – “Leiam, leiam e leiam”. Com esta frase a organizadora do dicionário, Licia Soares, estimulou os professores para a leitura e para utilização do material com os alunos, pois com isso há um fortalecimento da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História da África e das culturas afrobrasileiras nos currículos das escolas, uma das causas do surgimento do dicionário.

“Com uma leitura agradável para todos aqueles que interessam pela formação histórica do país. Com certeza será uma ferramenta muito positiva para ser trabalha com os alunos”, afirmou a organizadora.

O projeto de Dicionário de Personagens afro-brasileiros põe em cena as principais figuras literárias dos séculos XX e XXI na prosa narrativa, em algumas obras poéticas e musicais e em contos populares e infantis.