Alegria, descontração e muito entusiasmo marcaram o lançamento do Projeto Bola na Rede, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), através da Coordenadoria de Esporte e Lazer (Coel). Mais de 350 pessoas, envolvendo pais, alunos e professores, além de autoridades e representantes das Federações Baianas de Karatê e de Judô, participaram do evento, realizado hoje à tarde no auditório da Faculdade Visconde de Cairú.
Durante a cerimônia foi apresentado o projeto que vai beneficiar cerca de três mil estudantes do ensino fundamental de seis a 13 anos, matriculados regularmente na Rede Pública Municipal de Ensino. O projeto envolve 20 unidades escolares e as modalidades esportivas a ser trabalhadas são futsal, vôlei, handebol e basquetebol, atividades lúdico-recreativas que serão realizadas no contra turno ao da escola.
De acordo com Ivone Portela, coordenadora do Programa de Educação Esportiva da Secult, é de fundamental importância trabalhar a formação do aluno utilizando o esporte como ferramenta de inclusão e de integração. “O esporte é uma ferramenta de grande importância para a formação dos jovens e o Bola na Rede é um projeto que tem a cara do povo brasileiro”, afirmou Ivone.
Em seu discurso, o secretário Carlos Soares frisou a importância de atividades esportivas no desenvolvimento da criança e no processo educativo. “Estendemos que este projeto possibilita conseqüências positivas para o processo educativo que, se bem orientadas tornam-se práticas salutares que poderão contribuir para a construção da cidadania e de bons hábitos de vida”, pontuou o secretário, acrescentando que o projeto é de grande relevância para a formação dos alunos da rede municipal.
O aluno Luiz Fernando Souza, de 8 anos, da Escola Municipal Darcy Ribeiro, sediada no bairro de Fazenda Coutos I, afirmou que esta ansioso para iniciar as atividades. Já a sua mãe, Silvana Souza, disse que está muito contente com a possibilidade de ocupar o tempo livre do filho. “O projeto vai ser ótimo, pois vai tirar a criançada das ruas e com isso possibilita uma ocupação, deixando de lado a ociosidade e a vulnerabilidade para a marginalidade”, finalizou.
Na ocasião, os alunos realizaram uma pequena amostra de outras atividades de educação esportiva já desenvolvidas pela Secult, como o Judô, da Escola Municipal Nossa Senhora da Boa Fé; Karatê, na Municipal Cônsul Schindler, em São Caetano, que já beneficia cerca de mil crianças; Ginástica Artística, com estudantes do Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca, que tem o núcleo de GR e atende a oito escolas da região do bairro da Boca do Rio. Também foi apresentando a Capoeira e o Xadrez, além dos modalidades esportivas como o futebol, handebol, voleibol, basquete.
Jogos Estudantis Municipais – De 17 a 28 de maio acontece a primeira etapa dos Jogos Estudantis Municipais Salvador (JEMS), quando as equipes de estudantes municipais irão competir nas modalidades futsal, handebol e voleibol. Os jogos são organizados pela Coordenação do Programa de Educação Esportiva da Secult, que utiliza o esporte como mais uma ferramenta de educação e inclusão.