Mais uma forma de incentivo à prática de atividades esportivas para os jovens soteropolitanos foi divulgada na noite desta quarta-feira (29), com o lançamento da Copa Dente de Leite. A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), através da Coordenadoria de Esporte e Lazer (Coel), resgata a competição após sete anos fora do calendário esportivo do município, promovendo a ocupação sadia do tempo livre e a disciplina dos garotos envolvidos.
A competição vai envolver 32 equipes e o primeiro jogo já está marcado para o dia 23 de outubro nos campos da Boca do Rio e de Periperi. Durante a cerimônia de lançamento, o secretário Carlos Soares reforçou a importância da Copa Dente de Leite para a cidade, pois, além de dar mais oportunidades aos jovens, promove a socialização, deixando de lado a possibilidade do envolvimento com a violência e com as drogas.
“Como gestor da pasta, afirmo o apoio e o empenho que a Secult terá com a retomada desta proposta. Precisamos que a garotada se envolva mais com as atividades desportivas, pois o esporte é saúde e lazer”, pontuou. O secretário também comentou sobre resultados positivos de estudantes da Rede Municipal de Ensino que conquistaram medalhas e prêmios nacionais.
Representantes das comunidades, ex-jogadores renomados e presidentes das Ligas e Associações também participaram do lançamento, que aconteceu no Hotel Porto Farol. Para o ex-goleiro do Bahia, Emerson Ferreti, o resgate da Copa Dente de Leite estimula jovens que, muitas vezes, não tem acesso ao esporte. Ainda segundo ele, as competições devem se fortalecer cada vez mais nos próximos anos.
O presidente da Associação de Garantia do Atleta Profissional (AGAP), Hugo Aparecido, afirmou estar satisfeito em ver tantos profissionais envolvidos na causa e saber que a Prefeitura incentiva e resgata a prática esportiva. “O esporte disciplina os jovens e faz com que eles aprendam a seguir as regras”, disse.
Edson Nascimento, presidente da Liga de Futebol de Salvador, espera que, a cada ano, o esporte seja mais fortalecido no município possibilitando a chegada de novos talentos de representatividade para o esporte. “A Secult faz um gol de placa em trazer novamente a Copa para a cidade. O intuito é preservar e ajudar o desenvolvimento dos jovens, oportunizando momentos de lazer”, finalizou Nascimento.