Secult reforça luta pela eliminação da discriminação racial

18 de mar de 2011 - dev

No Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) promove uma palestra com a palestra do professor doutor Ubiratan Castro, presidente da Fundação Pedro Calmon, para os coordenadores regionais, pedagógicos e técnicos das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) sobre a temática.

O evento, que conta com a parceria da Secretaria de Educação do Estado (SEC), será realizado a partir das 9h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Estrada da Muriçoca, no bairro de São Marcos, e será transmitido em tempo real via por teleconferência para 38 municípios baianos.

ORIGEM DA DATA – No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joannesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército.

Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

O dia 21 de março marca ainda outras conquistas da população negra no mundo: a independência da Etiópia, em 1975, e da Namíbia, em 1990, ambos países africanos.