Sedes, SMEC e FCM debatem ações integradas

14 de abr de 2008 - dev

Técnicos das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), da Educação (SMEC), e Fundação Cidade-Mãe, se reuniram na tarde de sexta-feira (dia 11), no auditório da FCM com o propósito estabelecer uma articulação das ações dos três órgãos, no atendimento às crianças, adolescentes e às famílias em situação de vulnerabilidade.

De acordo com a titular da FCM, Iara Farias, a articulação entre os técnicos e seus respectivos órgãos vai proporcionar maior agilidade e eficiência no atendimento das demandas, pois todos ficam sabendo como encaminhar os atendimentos.

Nesta primeira reunião, a Sedes expôs para o público as ações que o órgão desenvolve no âmbito social, tendo como fundo da exposição o Sistema Único de Assistência Social. Segundo a subcoordenadora de promoção social da Sedes, Simone Miranda, diante das constantes alterações nas políticas sociais no âmbito do governo Federal, o evento se constituiu como um instrumento para se buscar articulações com os demais órgãos envolvidos com a temática.

A Sedes, disse ela, por si só não dá conta das demandas, então o ciclo de reuniões coordenado pela Fundação Cidade-Mãe, cumpre esse papel de promover a articulação e a atualização entre as equipes técnicas. “Para se ter uma idéia das demandas, a Sedes em parceria com 28 entidades, desenvolve um trabalho de atendimento a 8.983 crianças em Salvador, em condições de trabalho de exploração infantil”, disse Simone Miranda.

A importância dos trabalhos integrados nas ações voltadas para crianças e adolescentes também foi destacada pelo coordenador do Unicef-Ba, Ruy Pavan. Ele disse que uma das grandes dificuldades para a implementação das políticas públicas de qualidade para crianças e famílias, é exatamente a falta de integração entre as três grandes políticas: Saúde, Educação e Assistência Social.