Semana de aplicação do Prosa é finalizada nas escolas da rede com forte participação dos alunos

23 de set de 2021 - Jornalismo

Após uma semana de realização das provas do Programa Salvador Avalia, a Smed fez um balanço e considera que houve boa adesão. Foram 57.224 estudantes que fizeram as provas e de acordo com os gestores, na maior tranquilidade. O Prosa é uma avaliação educacional que auxilia o processo de aprendizagem de todos os estudantes. A ideia é munir os professores com informações sobre o desempenho de cada aluno.

A partir dos resultados serão realizadas ações com foco nas habilidades básicas, reorientação pedagógica para os blocos de atividades, aulas na TV, fomento à participação maciça dos professores nas formações ofertadas pela Rede Municipal, análise dos resultados do Prosa pela Smed, Gerências Regionais e escolas para reorientação dos planejamentos e das ações pedagógicas.

Conforme a diretora pedagógica Cínthia Santos com os resultados do Prosa será possível atuar mais sistematicamente na recuperação de aprendizagem dos estudantes, “ampliando as ações que já vem sendo realizadas por cada unidade de ensino”. A diretora informou ainda que no mês de outubro será aplicada outra avaliação para os estudantes do 1º ao 5º ano que servirá de apoio significativo na recuperação de aprendizagem dos estudantes.

Na avaliação da gestão escolar todo o processo de aplicação das provas seguiu durante toda a semana sem nenhuma intercorrência. Tanto na Escola Municipal Hildete Lomanto quanto na Dr. Fernando Montanha Pondé a presença foi significativa. Na Escola Padre José de Anchieta a coordenadora Débora Abreu contou que a adesão foi de 50% a 60% na frequência dos alunos e a turma do 5º ano teve adesão de 90% a 100%.

A coordenadora fez apenas uma observação, em relação ao ritmo dos alunos do 4º ano. Pois antes de aplicar o Prosa, a escola fez uma atividade diagnóstica para mapear a sala de aula na retomada das atividades semipresenciais. “Percebemos certa dificuldade com os alunos desse seguimento, notamos que eles perderam o ritmo dos estudos e estamos atribuindo isso ao período em que as crianças estiveram distante da escola. Para solucionar esse déficit a equipe pedagógica está revisitando os planejamentos a fim de contemplar as aprendizagens que ainda não foram conquistadas”, explicou.