Semana do Estudante Homenagem aos líderes da Revolta de Búzios

09 de ago de 2005 - dev

Para celebrar a Semana do Estudante, comemorada no período de 08 a 12 agosto, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura promove uma séria de ações com os estudantes da rede pública de Salvador. No último dia da semana (12 de agosto) os estudantes irão prestar uma homenagem aos heróis da Revolta de Búzios. A Praça da Piedade será palco, às 9 horas, de apresentações culturais de alunos, com atividades como fanfarras, grupos de capoeira, corais e jogral. O evento contará com a presença da secretária Olívia Santana. Será realizado um ato cívico em homenagem aos líderes da Revolta de Búzios (Manoel Faustino, João de Deus, Lucas Dantas e Luís Gonzaga), que foram enforcados no local.

A Revolta de Búzios foi iniciada no dia 12 de agosto de 1798. Nesta data, foram afixados em casa e postes de Salvador panfletos que anunciavam palavras de ordem como “liberdade”, “igualdade”, “salários dignos para os soldados” e “comércio livre com todos os povos”. De acordo com o historiador Clóvis Moura. “este movimento foi conduzido por elementos da plebe rebelde e visava a independência e o fim da escravidão. Seus líderes haviam assimilado os princípios da Revolução Francesa”. Também denominada Revolta dos Alfaiates ou Conjuração Baiana, a Revolta dos Búzios reuniu artesãos, soldados, alfaiates, sapateiros, escravos e ex-escravos.

“A Revolta dos Búzios simboliza um movimento que reuniu aqueles que sonhavam pela implantação de uma república democrática e pelo fim da escravidão, lutando pela busca de igualdade entre negros e brancos, tornando-se um dos mais importantes movimentos libertários do país. Em 12 de agosto, vamos prestar uma homenagem a estes heróis baianos”, frisou a secretária Maria Olívia Santana. .

Além da releitura da história baiana e brasileira, desta vez pela ótica dos excluídos, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura está promovendo nas unidades de ensino durante a Semana do Estudante uma série de atividades culturais, como gincanas; festival cinematográfico e campeonatos esportivos.