Semana do meio Ambiente debate sobre Ecossistemas Urbanos e Isolamento

01 de jun de 2021 - Jornalismo

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) continua com a programação de encontros virtuais, na última quinta-feira (27), no dia da Mata Atlântica, a palestra contou com a participação de André Fraga, engenheiro ambiental e vereador de Salvador. Sua fala sobre Ecossistemas Urbanos e Isolamento Social destacou como a pandemia potencializou as desigualdades sociais, fator que deve ser reduzido para que finalmente as questões ambientais sejam colocadas em prática.

Na live transmitida pelo canal do Youtube da Smed, André Fraga que também foi titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação  e Resiliência (SECIS) chamou atenção sobre o aquecimento global e a intensificação dos desastres naturais. “Os últimos 20 anos foram os mais quentes da história do nosso Planeta, estamos vivendo nas últimas décadas uma transformação sem igual, e ela se dá pela mudança do clima. Precisamos de uma economia que foque numa recuperação verde e essa escolha pode gerar muitos empregos, temos que trabalhar com objetivo no desenvolvimento sustentável. Não podemos pensar em questões ambientais sem pensar em redução da desigualdade e o novo coronavírus potencializou essa desigualdade”, afirma.

Fraga avisa que o momento de mudança é agora e a escolha mais saudável seria por um modelo de economia verde que estimule a geração de empregos, adote medidas para ampliar a eficiência energética (uso de fontes de energias alternativas e limpas) e uso sustentável  dos recursos naturais. “Estamos na disputa entre um modelo verde e um poluente, deveríamos aproveitar essa oportunidade e mudar”.

Além das estratégias macro que envolvem um engajamento do todo, Fraga ressalta o que cada indivíduo deve fazer para minimizar as alterações climáticas. “Devemos entender nosso poder de consumo, antes de adquirir algum produto, temos que verificar se realmente precisamos,  se tem uma proposta com a causa ambiental. Precisamos refletir sobre nossos hábitos de consumo, as embalagens utilizadas, tem espaço pra plantar alguma coisa? Convencer outras pessoas sobre essa agenda e se nossos representantes são engajados com a causa”.

A Coordenadora de Inclusão Educacional e Transversalidade, Jaqueline Araújo apresentou materiais pedagógicos produzidos pela SMED que orientam os profissionais da educação sobre maneiras de trabalhar a educação ambiental, dentre esses as “Diretrizes Curriculares de Educação” e seu respectivo “Caderno de Atividades”.

Acesse o link para assistir: Seminário Ecossistemas Urbanos e Isolamento