SEMANA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO – 15 a 19 de outubro

18 de out de 2007 - dev

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro de cada ano para comemorar a criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O objetivo deste dia é conscientizar a humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome. Todos os anos, mais de 150 países celebram este evento. Durante o Dia Mundial da Alimentação, comemorado pela primeira vez em 1981, ressalta-se cada ano um tema em que se focalizam todas as atividades.

No Brasil, as comemorações pelo Dia Mundial da Alimentação foram ampliadas para a Semana Mundial da Alimentação, que acontece entre os dias 15 e 19 de outubro. Na oportunidade, órgãos do governo e da sociedade civil de várias regiões do país organizarão palestras, encontros, exposições e uma homenagem a Josué de Castro, uma das principais referências nacionais na luta contra a fome. O tema escolhido para este ano é “O Direito à Alimentação”.

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura, através da Coordenadoria de Ações Socioeducativas (CAS) e da Subcoordenação de Merenda Escolar (SUME), conclama funcionários da SMEC, gestores escolares, professores e alunos para reflexão quanto ao uso consciente dos alimentos, evitando o desperdício, promovendo leituras e aulas com dinâmicas voltadas ao Direito Humano à Alimentação.

DICAS:
-Lave bem frutas e legumes antes de consumi-los. Dê preferência aos alimentos orgânicos, produzidos sem agrotóxicos. Eles são encontrados especialmente, em feiras livres, agro ecológicas.
-Utilize talos e folhas dos vegetais para preparar recheios ou adicionados à massa de bolos, pães, panquecas, empanadas, etc.
– Evite consumir alimentos industrializados. Procure consumir alimentos o mais simples possível, de preferência aqueles que sequer possuem embalagem. Dessa forma além de ajudar a natureza, você ajuda a si mesmo;
– Compre alimentos nacionais da estação. Produtos importados costumam conter muitos agrotóxicos para permitir a conservação para a exportação;
– Ao colocar os alimentos no prato não exceda, lembre-se que se você deixar estará jogando no lixo alimento que poderia saciar a fome de alguém.

DICA DE RECEITA

PANQUECA VERDE
Ingredientes:
Massa
1 xícara de chá de talos e folhas (espinafre, cenoura e beterraba) cortados e cozidos;
1 xícara de chá de leite;
2 ovos;
1 xícara de chá de farinha de trigo;
Sal a gosto;
1 colher de sopa de margarina
Recheio
2 colheres de sopa de óleo;
1 cebola picada;
1 dente de alho picado;
6 xícaras de chá de talos e folhas bem lavados e picados;
Sal a gosto
Modo de Preparo
– Massa
Coloque os talos no liquidificador, acrescente o leite e bata até a mistura ficar homogênea. Passe a massa por uma peneira. Volte a massa para o liquidificador e acrescente os ovos. Adicione farinha, sal e margarina. Reserve.
– Recheio
Coloque o óleo em uma panela. Acrescente a cebola e o alho e deixe dourar. Acrescente os talos e folhas e água, se necessário. Adicione o sal, tampe a panela e deixe cozinhar.
– Montagem das Panquecas
Coloque a massa na frigideira, espalhe bem e deixe fritar dos dois lados. Recheie as panquecas. Sirva quente.

Fontes:
Programa Mesa Brasil, do Sesc: http://www.mesabrasil.sesc.com.br/Cartilhas/Cartilha%20Receitas-02.pdf

Programa Alimente-se bem com R$ 1,00, do SESI-SP: www.sesisp.org.br/home/destaques/alimente/alimente.html