Seminário apresenta novas medidas na luta de combate ao Racismo na Escola

30 de mar de 2007 - dev

O Ministério Público do Estado da Bahia, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal e Secretaria Municipal de Educação e Cultura convocam os professores da Cidade do Salvador para participarem do Seminário EDUCAÇÃO E O DESAFIO DA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL ,que acontecerá nesta terça-feira (03), a partir das 9h, no Hotel da Bahia.

O Seminário tem o objetivo de apresentar as leis, resoluções e medidas que estão ligadas diretamente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e que colaboram para um novo método educacional, valorizando a diversidade e combate todas as formas de racismo e intolerância na Sala de aula. Uma das medidas que pode ser destacada é a lei federal 10.639/03, sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 09 de janeiro de 2003. Esta determina a implantação do ensino de história da África e cultura afro-brasileira nas escolas de todo país.

Assim, cabe às instituições escolares, públicas e privadas, assumirem o desafio da implantação da Lei nº 10.639/03. Vale ressaltar que não se trata de uma disciplina a ser adotada pela escola, e sim de um conjunto de conhecimentos e ações que precisam penetrar o ambiente escolar como um todo. Isso fará com que o conjunto da escola realize um projeto político pedagógico de respeito e valorização da diversidade racial que marca a gênese do povo brasileiro.

Nesse sentido, convidamos e convocamos todas as pessoas envolvidas na construção de uma educação de qualidade para participarem do seminário, que terá inscrição gratuita e entrega de certificado para os participantes. Vale ressaltar que no mesmo dia do seminário haverá o lançamento da publicação “Relações Raciais na Escola: Reprodução de Desigualdades em nome da Igualdade”, uma pesquisa realizada em cinco capitais brasileiras (Belém, Brasília, Salvador, São Paulo e Porto Alegre).

PROGRAMAÇÃO:

Abertura – 03 de abri
09h
Professor Ney Campello – Secretário Municipal da Educação e Cultura;
Vereadora Olívia Santana – Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Lazer da Câmara Municipal de Salvador.

9h30m às 12h
RELAÇÕES RACIAIS NAS ESCOLAS – Reprodução das Desigualdades em nome da Igualdade
Mary Garcia Castro – Pós Doutora em Sociologia pela Universidade da Flórida.
Mirian Abramovay – Consultora do Banco Mundial para assuntos relacionados à juventude, Pesquisadora e Coordenadora do Observatório das Violências nas Escolas.
Darci Xavier – Coordenadora da Comissão de Implantação da Lei 10.639/03 da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Salvador;
Rui Oliveira – Presidente da APLB Sindicato
Coordenação da Mesa – Vereadora Olívia Santana

ALMOÇO

14h