Seminário debate educação de mulheres afrodescendentes

20 de maio de 2009 - dev

Realizar intervenções para promover a inclusão de mulheres afrodescendentes no processo da educação é o objetivo do Seminário “Mulheres Negras: Promovendo a Inclusão Educacional”, que acontece nesta quarta-feira (20) no auditório da Faculdade D. Pedro II, das 8h às 18h.

O seminário é uma realização da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), através do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (FIEMA), que tem como meta refletir e gerar discussões sobre raça e gênero, bem como a educação desse público na cidade de Salvador.

Segundo o secretário da Educação e presidente do Conselho Deliberativo do FIEMA, Carlos Ribeiro Soares, a educação vai promover mudanças no aprendizado histórico-social dessas mulheres. “Eu também sou filho de mulher negra, pobre, porém muito inteligente, como todas as outras mulheres afrodescendentes. Se todas elas tiverem oportunidades, pode ter certeza de que teremos a transformação e um país melhor. É por isso que estamos juntos nessa luta”, declara.

A gestora do FIEMA, Adriana Nascimento, agradeceu ao secretário “que vem investindo nas intervenções técnicas para a implantação de políticas públicas para mulheres”. A doutora em Educação e professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Stella Rodrigues, esteve presente e debateu questões sobre o cenário atual de mulheres no mundo, em que dois terços são analfabetas.

A superintendente de políticas para mulheres, Valdecir Rodrigues, afirma que este é um avanço para a cidade. “Não é contado nas escolas como o processo de luta das mulheres negras fortaleceu a família após abolição da escravatura, nem a luta dos quilombos. Precisamos disso também”, diz.