Seminário incentiva Educação Ambiental entre gestores

01 de jun de 2012 - dev

“Compromisso com o meio ambiente”. Este é o pensamento compartilhado com gestores de várias escolas da Rede Municipal de Ensino durante o I Seminário de Educação e Meio Ambiente, realizado nesta sexta-feira (01) no Auditório Jurandir da Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) com as unidades escolares que fazem parte da Coordenadoria Regional da Educação (CRE) Cabula.

Durante o encontro a sustentabilidade foi debatida em conjunto com a educação, além de compreender o poder da Educação Ambiental. “Estamos aqui para incentivar o conhecimento e compromisso com as leis que dão direito de falar sobre educação ambiental em todas as disciplinas escolares. A mudança na atitude é que faz a diferença”, afirma Rita Ribeiro, membro da gerência de Educação Sustentável do Projeto Escola Sustentável.

A gerente de Educação Ambiental e Formação na Consciência Ecológica, Margareth Martinez, fez uma apresentação mostrando os cuidados que devemos adotar para preservar os recursos do planeta, como também os malefícios causados pela falta de cuidados com o meio ambiente. “Precisamos ter consciência das nossas atitudes. É desta forma que conseguiremos uma educação sustentável”, completa.

A ocasião também teve a participação da ambientalista e pedagoga, Josenice Miranda, que apresentou seus trabalhos produzidos com material reciclável, bonecos feitos de jornal e decoração com garrafas peti. Ela também oferece aulas para professores que desejam realizar este tipo de atividade e improvisou uma encenação onde uma catadora de lixo reclama com o governo por estar desativando os “lixões”.

Ações que envolvem o meio ambiente, realizadas dentro das escolas, também foram expostas pelo professor da Municipal Maria Constância, Delamare Mello. Entre elas estão visitas aos Parques da Cidade e Pituaçú, produção de cartazes com material reciclado e uma oficina de ilustração.

O Grupo de Teatro e Dança Moderna da Escola Municipal Eugênia Ana dos Santos, coordenada pelo professor Domiciano Santos e composto por estudantes entre 8 e 13 anos, também fez uma apresentação caracterizados com pinturas e vestimentas pertencentes à mitologia Iorubá.