Uma das atividades mais importantes é a prestação do serviço público. Nenhum país, estado ou município funciona sem seu quadro de servidores públicos, responsáveis pelos diversos serviços colocados à disposição do cidadão. Por isso a importância de exaltar quem executa o papel de prestador de serviço à sociedade. Ser agente de transformação a serviço da cidadania; Compromisso com a ética e os princípios constitucionais; Capacidade de lidar com a diferença e a diversidade; Habilidade para atuar em diferentes contextos e sob diversos comandos e lidar com o que é de todos, são princípios fundamentais para atuação de um servidor público.
A Secretaria Municipal da Educação (Smed) realiza anualmente um concurso para eleger um servidor de destaque. Este ano não foi diferente, o resultado revelou uma servidora que reúne todas as qualidades apresentadas acima. Gleide Sérgia Sousa foi escolhida para representar todos os servidores da Secretaria.
Há 40 anos trabalhando na Smed, Gleide que é professora e por muitos anos lecionou em várias escolas da rede, teve que se afastar da sala de aula em decorrência de um pequeno problema de saúde. Mas continua atuando com a mesma dedicação, responsabilidade e comprometimento no órgão central.
“Eu gosto muito do que faço, saí da sala de aula, passei a ser gestora, trabalhei na Gerência Regional e após um período fui convidada para trabalhar aqui na Smed”.
Desde então Gleide desempenha seu trabalho com muita seriedade e pontualidade. É bem verdade que a saída da escola lhe causou um pouco de tristeza, mas ela logo se acostumou e percebeu que a função que desempenha na Gerência de Pessoas é tão importante quanto de um professor. Surpresa por ser escolhida como servidora destaque, Gleide ficou emocionada. “Eu não sabia que era tão querida. Fiquei muito feliz por todo carinho recebido pelos meus colegas”, disse.
Aos novos contratados pela Prefeitura Gleide avisa. “Gostem muito do seu trabalho. Dificuldades vão encontrar, mas tenham paciência, atendam ao público com muita atenção e carinho, se dediquem ao máximo”.
Foto: Enaldo Pinto