Servidores capacitados para fiscalizar aplicação de recursos

23 de abr de 2008 - dev

Na tarde de hoje (23), a SMEC concluiu a primeira etapa do encontro presencial do curso FormAção pela Escola. O curso é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os cursos de formação possibilitarão aos participantes atuarem na fiscalização dos recursos dos programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE), do Livro (PLI) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O secretário da Escola Municipal Ricardo Pereira, Rafael Batista, destacou a importância do curso. “Essa é uma iniciativa bastante proveitosa, pois passaremos a ter o conhecimento da forma como é empregada toda verba enviada pelo Governo Federal. Após me formar, pretendo fazer um trabalho em parceria com toda comunidade escolar atuando como multiplicador”, ressaltou.

A professora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cid Passos Tatiane Nascimento, que faz parte do conselho escolar, concordou com o colega: “Essa é uma ação grandiosa, pois além de aprender sobre o processo de monitoramento e fiscalização, os servidores poderão avaliar melhor as necessidades de sua escola”.

Na cidade de Salvador, tiveram 160 alunos inscritos divididos em quatro turmas, que durante o ano passarão por 102 horas de aulas a distância e mais dois encontros presenciais, previstos para os meses de maio e junho.