Simpósio possibilita troca de experiências entre coordenadores

17 de set de 2010 - dev

Promover a formação dos coordenadores pedagógicos por meio de reflexões e debates sobre as práticas pedagógicas e a qualidade da educação no município de Salvador, foi o objetivo do II Simpósio ‘O Coordenador Pedagógico no Atual Contexto Educativo’.

O encontro, promovido pela Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) Cabula da Secretaria da Educação, Cultura e Lazer (Secult), aconteceu na manhã desta sexta-feira (17) no auditório da UNEB e reuniu cerca de 100 educadores das escolas pertencentes à regional.

Os coordenadores pedagógicos refletiram sobre o papel do educador no processo de formação dos educandos e na construção de novas práticas pedagógicas que atendam às demandas educacionais dos alunos. Enquanto elemento articulador da elaboração e execução da proposta pedagógica, a participação do coordenador pedagógico foi essencial no seminário, já que ele deve estar em processo permanente de formação.

Durante a palestra a coordenadora pedagógica Norma Lauton, da Escola Municipal Nova Sussuarana, realizou um momento de troca de experiências com o grupo e expor os projetos que priorizam a multiculturalidade desenvolvidos com estudantes do 1º ao 5º ano da Unidade Escolar.

“A ampliação dos conhecimentos se traduz no ganho para a escola, fortalecendo a prática pedagógica. Com a execução de projetos dentro da sala de aula, os alunos têm a oportunidade de estudar e conhecer mais, reciclando seus conhecimentos”, pontuou Norma.

Para tratar sobre a educação inclusiva na rede municipal de ensino, a psicóloga Ludmila Fonseca, da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (Cenap) da Secult, pontuou conceitos de inclusão e integração dos alunos com deficiência.

O coordenador de Ensino e Apoio Pedagógico da Secult, Manoel Calazans, proferiu a palestra ‘O coordenador pedagógico e o outro’, abordando questões adotadas no campo pedagógico nas unidades escolares com objetivo de reciclar os conhecimentos e proporcionar o fortalecimento das escolas públicas.