SMEC amplia calendário esportivo em agosto

24 de jul de 2008 - dev

O Programa de Educação Esportiva da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) tem uma série de atividades programadas para o mês de agosto. Segundo a coordenadora, professora Ivone Portela, paralelo aos Jogos Escolares do Município, vão acontecer o Festival de Xadrez, Festival de bola de Gude, Festival de Capoeira, Torneio de Atletismo e um torneio festival de jogos de salão.

Além disso, a SMEC firmou convênio com a Federação Baiana de Ginástica para a criação de um núcleo de ginástica artística na rede municipal que atenderá 700 alunos. As escolas beneficiadas serão: Agnelo Brito, União Caridade e Abrigo, Julieta Viana, Carlos Muriom, Recanto dos Coqueiros, Pituaçu, Joaquim Santos e Imeja.

O núcleo funcionará no Imeja, na Boca do Rio.A escola vai passar por reforma para se adaptar as especificações técnicas exigidas pela Federação de Ginástica. Para discutir a obra de adaptação da Escola, foi feita uma reunião com os setores competentes com objetivo de apressar tudo que for necessário para que o núcleo de ginástica artística inicie suas atividades no mês de setembro.

Ivone aproveitou a reunião para destacar mais uma vez a importância do esporte na vida dos alunos matriculados na rede municipal. Ela citou que a SMEC atende comunidades carentes e “o esporte é o principal instrumento de inclusão para nossas crianças”.
– O esporte realmente se transformou num instrumento de inclusão na Rede Municipal de Ensino e tem contribuído bastante para diminuir evasão escolar. O trabalho desenvolvido na rede, com a realização de torneios, festivais, encontros e treinamentos, tem ajudado a manter o aluno na escola – argumenta Ivone.

Ela lembrou ainda que a prática esportiva também trabalha a mente, o lúdico, o físico e os alunos terminam aprendendo algumas regras importantes na vida de qualquer cidadão. Por este motivo desde o final do mês de maio os alunos da rede municipal estão participando dos Jogos Escolares do Município com competições de futsal e handebol, masculino, feminino em quatro categorias diferentes.

A competição promovida pela Secretaria Municipal de Educação conta com a participação de alunos de 70 escolas e esse ano vai ter ainda uma atividade especial só para os alunos matriculados no turno noturno e do Pró-Jovem.