SMEC apresenta ações esportivas para este ano

03 de abr de 2008 - dev

Antonio Luiz Diniz

O lançamento do Calendário do Programa de Educação Esportiva da Secretaria Municipal de Educação (SMEC) acontece na próxima sexta-feira, a partir das 15h, no auditório da Facdelta, na Avenida Paralela. Segundo o secretário Carlos Soares, o calendário visa incrementar cada vez mais a prática esportiva em toda a rede municipal.

A coordenadora de Esportes, Ivone Portela, observa que o objetivo é organizar as ações desenvolvidas pela coordenação de esportes e prestar contas à sociedade de tudo que vem sendo realizado pela SMEC na área de esportes. “O trabalho de educação esportiva começou desde o primeiro ano da administração do prefeito João Henrique e no ano passado foi lançado o calendário. Agora vamos fazer o lançamento e tornar público todas as atividades que serão desenvolvidas”.

A coordenação nasceu com o intuito de difundir a prática da Educação Física e do desporto escolar em toda a rede municipal. Atualmente, durante o ano, acontecem duas grandes competições oficiais envolvendo alunos do município. Além disso, houve festival de capoeira e toda rede está praticando xadrez e outros jogos de salão, como pingue-pongue e totó. No ano passado, foram criados ainda núcleos de GRD e serão implantados ainda núcleos de Karatê e judô.

Os Jogos Escolares do Município serão iniciados no mês de maio e já estão com inscrições abertas. A competição envolverá alunos de toda rede em disputas de vôlei, futsal, handebol, atletismo, natação, capoeira, xadrez e GRD. Este ano, a coordenação de esportes da SMEC vai promover também o Festival de Capoeira das Escolas Municipais, Torneio de Xadrez, Torneio de Jogos de Salão, Festival de GRD, Festival de Ginástica Artística, Jogos Estudantis da Ilha e Desfile da Primavera.

A professora Ivone Portela, destaca que a SMEC vem realizando um trabalho em toda a cidade, proporcionando uma inclusão social através do esporte e as escolas da rede municipal servem como embrião neste processo. Ela lembrou que desde o início do ano passado estão funcionando quatro núcleos de ginástica rítmica, beneficiando 350 alunas das escolas Hildete Bahia (Cabula), Senhor do Bonfim (no subúrbio), Comunitária (Bom Juá) e Centro Social Mangueiras (ambas na Cidade Baixa).

A novidade deste ano foi a implantação do Projeto Sexta da Alegria na Escola Francisco Leite, no bairro de Águas Claras, beneficiando 700 anos, com o apoio dos de estudantes do curso de Educação Física da Facdelta e Unirb. O secretário Carlos Soares reafirmou que o objetivo é fazer um trabalho de implantação de iniciação esportiva em todas as escolas, beneficiando todo o alunado.