SMEC, FGM e Minc lançam Pontão da Cultura e Escola-Rede

20 de set de 2006 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura e a Fundação Gregório de Mattos, em parceria com o Ministério da Cultura, lançaram em Salvador o Pontão da Cultura e realizaram a aula inaugural da Oficina de Elaboração de Projetos de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Os eventos aconteceram no dia 19 de setembro no Teatro Gregório de Mattos.

O Pontão da Cultura é uma das ações do programa Cultura Viva, do Minc, que apóia financeiramente projetos culturais de comunidade, promovendo o desenvolvimento de uma programação integrada entre os diversos pontos culturais das cidades. Com o lançamento do Pontão, em Salvador, está aberto o edital para instalação de 20 projetos culturais, realizados em meios digital e audiovisual, em bairros populares da capital baiana. “É nosso programa de maior envergadura na área de cultura e participação popular”, pontua Paulo Lima.

Explicando melhor o Pontão, Lima afirma que “esse é um programa de formação que, no âmbito do município, recebe o nome de Escola-Rede Municipal de Cultura. O projeto irá trabalhar temáticas de relevância estrutural para o sistema cultural da cidade de Salvador, reunindo diversos formatos e linguagens”.

Já o secretário em exercício da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, Weslen Moreira – que representou o prefeito na solenidade -, explicou que após o curso da Escola-Rede, os professores terão como responsabilidade materializar tudo que aprenderam, reconstruindo a cada dia a escola através da cultura.

Além da inauguração do Pontão da Cultura e da Escola-Rede Municipal de Cultura, foi lançada a revista Cultura no Ponto, um dos produtos do Pontão em Salvador. A FGM está em fase de produção final também de um CD e de um site, além de diversas oficinas, como a Oficina de Documentários, todos projetos originados através da parceria com o Minc.

Sobre o Pontão

O Minc conceitua Pontão da Cultura como uma grande concentração de Pontos de Cultura em uma região. Os Pontões são espaços culturais aproveitados ou construídos que recebem recursos para desenvolver uma programação integrada, aquisição de equipamentos e adequação de instalações físicas, além de promover a articulação entre os pontos.

O Ponto de Cultura agrega instituições e agentes culturais que articulam e estimulam uma série de ações em suas comunidades. O programa preserva as peculiaridades e autonomia de cada artista, entidade ou local, respeitando as características e as aptidões individuais. Cada um dá ao programa a cara que quer, seja música, cinema, vídeo, dança, teatro, literatura, artes visuais.

Os Pontos de Cultura são uma realidade, a principal ação do programa Cultura Viva, rede orgânica de criação e gestão cultural, lançada pelo Ministério da Cultura, que pretende estimular a criatividade e promover o envolvimento intelectual e afetivo da sociedade. Partindo do ideal de uma gestão cultural compartilhada e transformadora que potencializa ações e talentos, os Pontos funcionam como uma rede entrelaçada, um organismo vivo onde cada sujeito se reconhece e interage buscando a troca de informações, experiências e realizações. Mais do que apoio financeiro ou patrocínio para projetos, o grande insight do programa é criar uma mágica motivadora que estimule as pessoas a participar e criar cada vez mais.