SMEC implanta novo núcleo de karatê

13 de maio de 2009 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) através do Programa de Educação Esportiva inaugurou nesta quarta-feira (13) o 3º núcleo de karatê, na Escola Municipal Cônsul Schindler, beneficiando 150 estudantes no turno matutino e vespertino.

“É com muita alegria que recebemos este esporte aqui na escola, pois vamos poder ajudar no desenvolvimento de nossas crianças e também possibilitar que os pais se tornem mais presentes no cotidiano de cada aluno”, explica a vice-diretora, Luciana Caetano.

O encontro foi realizado no pátio da escola, reunindo aproximadamente 300 alunos, que assistiram a apresentação do grupo de karatê, composto por 11 alunos da Escola Oscar da Penha, que já praticam o esporte desde o ano passado.

“Desde que comecei as aulas tenho me empenhado mais na minha escola, pois tenho consciência e sei o valor da oportunidade que estou tendo e não medirei esforços para seguir em frente”, conta a estudante da Oscar da Penha, Suane Cerqueira.

De acordo com o subcoordenador de Educação Esportiva, Elias dos Santos, as aulas serão realizadas em dois dias da semana e todos os estudantes receberão gratuitamente o kit contendo kimono e faixas. “Faremos de tudo para estimular os nossos alunos, pois temos certeza que com o acesso ao esporte nós conseguimos afastá-los da violência tornando-os cidadãos disciplinados e que sabem respeitar o próximo”, diz.

O instrutor e estudante de educação física, Tiago Vieira, responsável pelas aulas na unidade, aproveitou a ocasião para alertar que o karatê não tem como objetivo promover brigas e rivalidades, mas tem como principal pilar socializar e educar as crianças fazendo com que elas conheçam uma nova cultura. “É uma arte marcial para que eles aprendam a seguir uma doutrina e também saibam se defender”, explica.

Iniciado no ano de 2008 os núcleos de karatê já atenderam mais de 600 alunos da rede. Amanhã (14), a Escola Filhos de Salomão, sediada em Campinas de Pirajá, vai se integrar ao projeto e será o 4º núcleo a oferecer o esporte.

Mais fotos na Galeria de Imagens (http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/galeria-imagens.php?dir=karate).