SMEC implanta oitavo núcleo de Ginástica Rítmica

22 de mar de 2009 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), através do Programa de Educação Esportiva, implantou mais um núcleo de Ginástica Rítmica. Dessa vez, a comunidade de Castelo Branco foi beneficiada com infraestrutura montada na Escola Municipal Cecília Meireles. A inauguração do oitavo núcleo aconteceu no dia 18 de março (quarta-feira).

Para a diretora da unidade de ensino, Jundiara Santiago, esta será uma grande oportunidade para as crianças da área. “Estamos felizes com a instalação desse núcleo aqui na escola, pois acreditamos que a prática do esporte possibilita uma nova perspectiva de vida para nossos estudantes. As mães estão maravilhadas e em nome delas eu agradeço à SMEC”, diz.

Para 2009 estão previstas ainda a implantação de mais cinco núcleos – na escolas Vila Vicentina, Nova do Bairro da Paz e Cardeal da Silva, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cid passos e no Centro Social Neuza Nery. A expectativa é de que com os novos espaços, o programa chegue até o final desse ano atendendo a 1.080 estudantes.

O programa de Ginática Rítmica da Secretaria é desenvolvido em parceria com o Centro de Treinamento Gorba e teve início no ano de 2007. Desde então, conta com a orientação da presidente da Federação Baiana de Ginástica, Maria Elisa Lemos, também professora do curso de Educação Física das universidades Católica do Salvador (UCSAL) e Federal da Bahia (UFBA).

“Realizar esse trabalho é fantástico, pois percebemos que nossas alunas possuem técnica e que só precisavam mesmo de uma oportunidade. Elas se esforçam muito para realizar um belo trabalho e ver o resultado disso é muito gratificante”, afirma a coordenadora do programa, Ivone Portela.

Para o secretário de educação, Carlos Ribeiro Soares, a atividade motiva os estudantes e possibilita um desenvolvimento integral, promovendo melhorias nas suas capacidades físicas, cognitivas, afetivas e motoras. “Este esporte já mostrou que é um grande aliado da Educação. Nós daremos sempre todo suporte necessário aos nossos ginastas”, finalizou Soares.